Autor: Marlise Soares de Fraga (Currículo Lattes)
Resumo
As inquietações sobre sexualidade e identidades de gênero são frequentes no cotidiano escolar, ainda que nem sempre sejam debatidas ou estejam no âmbito de leitura de estudantes da educação básica. A presente dissertação se volta para o estudo da literatura juvenil, especificamente para a obra Por que eu não consigo gostar dele/dela?, de Anna Cláudia Ramos e Antônio Schimeneck, que se acerca de questões referentes a identidades LGBTQIAPN+. A pesquisa discute o possível papel da temática no ambiente escolar e na formação do sujeito-leitor enquanto aquela/aquele que lê e que produz seus próprios significados para a leitura, em um processo aberto às experiências únicas do sujeito. Nesse sentido, acreditamos que inclusive o modo como o livro foi construído contribui para a sua leitura dialética, pois o texto de Ramos e Schimeneck não só aborda as descobertas do amor e da sexualidade, mas nasce da escrita e das leituras plurais e subjetivizadas dos autores. É nosso objetivo, portanto, pensar em diálogos possíveis para a narrativa que é o foco desta investigação. Para embasar o trabalho, recorremos, inicialmente, a aportes teóricos sobre adolescência, sexualidade(s) e identidade(s), a partir de Freud, Formigli, Aguiar, Ozella, dentre outros. Também buscamos referentes para refletir sobre a literatura juvenil contemporânea brasileira e sua inserção no ensino de literatura na escola, com base em Maria Amélia Dalvi, Michèle Petit e Teresa Colomer, entre outros. Essas perspectivas estão vinculadas, neste estudo, ao conceito de sujeito-leitor, discutido principalmente por Annie Rouxel e Gerard Langlade.