Autor: Rafaela Pedroso de Oliveira (Currículo Lattes)
Resumo
Assim como Schmidt (1988) entendeu que a representação da mulher, do mito à epopeia, oscila de modo geral, a presente dissertação de mestrado se propõe a analisar como essa representação da mulher se deu no Romance de Fantasia (fantasy fiction), percebendo de que forma as personagens femininas vêm sendo retratadas neste tipo de narrativa ficcional ao longo do tempo. A análise se desenvolve a partir da seleção de duas obras literárias de grande relevância: O Senhor dos Anéis (1954) de J. R. R. Tolkien e As Crônicas de Gelo e Fogo (1996) de George R. R. Martin. A escolha dessas sagas se fundamenta não apenas em seu reconhecido impacto cultural e popularidade, mas também na rica presença de personagens femininas cujas trajetórias e características desempenham papéis cruciais na narrativa. A pesquisa adota como principal aporte teórico as teorias dos arquétipos e dos símbolos desenvolvidas por Carl Gustav Jung, além de incorporar as análises míticas de Joseph Campbell. No entanto, é notável o diálogo crítico estabelecido com as releituras contemporâneas dessas teorias, especialmente no que tange à representação do feminino. Para tal, são mobilizadas as reflexões de Clarissa Pinkola Estés, bem como as contribuições de Marie-Louise Von Franz e Maureen Murdock. Estas abordagens permitem um aprofundamento sobre como as imagens arquetípicas femininas foram construídas, desconstruídas e reimaginadas ao longo do tempo nas narrativas de fantasia. A dissertação se propõe, assim, a explorar como essas personagens femininas, situadas em universos ficcionais de diferentes épocas, refletem, subvertem ou perpetuam as concepções culturais e sociais de gênero. Ao posicionar as personagens de Tolkien e Martin em uma análise contínua, a pesquisa visa destacar as mudanças e continuidades na representação do feminino, oferecendo uma reflexão crítica sobre os impactos dessas narrativas na formação do imaginário coletivo contemporâneo.