PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O Programa de Pós-Graduação em Letras da FURG estabelece o seu planejamento estratégico para o próximo quadriênio (2025-2028), a partir das seguintes metas:
. finalização da mudança das linhas de pesquisa da área de concentração em História da Literatura, processo iniciado no quadriênio passado;
. aumento da visibilidade do Programa, com a constante reelaboração do site e disponibilização de conteúdo em línguas estrangeiras;
. aprimoramento da visibilidade por meio do uso de redes sociais, em especial nas contas do Programa no YouTube, Facebook e no Instagram;
. promover a saída para pós-doutorado de professores das áreas de concentração, a partir de decisões de cada área e atendendo ao planejamento estipulado pelo Programa, em termos de qualificação docente;
. manutenção da relação entre as dissertações e teses defendidas e os projetos de pesquisa, as ementas de disciplinas e as linhas de pesquisa;
. continuidade do monitoramento do estágio de docência, que os discentes fazem em dois semestres, em disciplinas nos cursos de graduação em Letras da FURG, com o acompanhamento do professor regente da matéria. Somente os doutorandos com bolsa CAPES cumprem esta etapa, ficando responsável por, no máximo, 50% da disciplina, conforme determinação da CAPES, com o acompanhamento da coordenação do PPGL, do orientador do aluno e do professor da disciplina;
. disponibilidade contínua de cotas étnico-sociais nos editais de seleção e de bolsas para discentes, obedecendo aos critérios das políticas afirmativas da FURG (30%, a partir de 2025);
. manutenção dos editais de seleção de discentes no formato on-line, o que ocorreu a partir da pandemia, e continuaram ao longo de todo quadriênio, devido a uma orientação da PROPESP, no sentido de permitir que alunos de fora da cidade, do Rio Grande do Sul, ou mesmo do Brasil, possam fazer a seleção sem os custos relativos ao deslocamento. A estratégia tem dado certo, pois o Programa tem recebido, nos últimos anos, alunos de cidades como Jaguarão, Bagé, Pelotas, Porto Alegre, e de estados como Minas Gerais e Piauí;
. manutenção da nova categoria nos editais de seleção, os reingressantes, de modo a permitir que alunos que não tenham concluído seu Mestrado ou Doutorado possam reintegrarem-se ao Programa;
. manutenção da estrutura administrativa do Programa, com pequenas adequações, em especial a consolidação da Comissão de Autoavaliação, criada no quadriênio 2021-2024;
. manutenção da ótima estrutura física do Programa, cuja administração está localizada no Prédio do ILA, com duas salas que servem à secretaria e à coordenação. É intenção, em 2025 ou 2026, comprar um computador novo, para atender às constantes atualizações dos softwares, os quais, com o passar dos anos, exigem equipamentos adequados;
. ampliação, dentro dos limites viabilizados pelo número de bolsas de estudo, a inserção de orientandos estrangeiros, selecionados a partir de editais lançados por convênios internacionais, como OEA e PROAfri;
- organização de pelo menos um evento anual, em que haja o diálogo das áreas de concentração do Programa, assim como a oferta de apoio, por meio do PROAP, à ida de professores e alunos a eventos nacionais e internacionais;
. oferecimento de cursos de curta e longa duração para os discentes, mas que ao mesmo tempo sejam abertos a quaisquer interessados, a fim de oferecer caminhos teóricos e metodológicos não atendidos pelas disciplinas, e que possam ser usados como cursos livres - contando como créditos - para os alunos, do PPGL ou de outros programas, da FURG ou de outras instituições;
. promoção de cursos de formação continuada para os professores dos munícipios da região Sul do estado, por meio de programas como o ISF e o Centro de Línguas (CELE) do ILA, que conta com o auxílio de docentes e discentes em sua estrutura;
- revisão da catalogação dos acervos bibliográficos do Núcleo de Pesquisas Literárias (NPL) e do Núcleo de Estudos Canadenses (NEC), os maiores do ILA em número de volumes, a fim de atualizar o catálogo de livros, periódicos e jornais presentes em cada uma dessas bibliotecas setoriais, facilitando e universalizando a consulta;
. formalização de parcerias de solidariedade que já existem com universidades e instituições, brasileiras e estrangeiras, além de aumento das redes de cooperação em pesquisa com professores de universidades brasileiras e estrangeiras;
. aumento da participação em editais nacionais como o Edital Universal, PAEP e a Bolsa de Produtividade (PQ) do CNPq, e estaduais, da FAPERGS;
. manutenção da quantidade e da qualidade de publicação de capítulos em livros e de artigos em revistas com Qualis e indexadas, priorizando publicações que possam qualificar os aspectos de internacionalização do programa;
. aumento da publicação de textos em parceria de docentes com discentes e egressos, incentivando a publicação de livros com a organização de professores do Programa, e que tragam capítulos de participantes externos e de discentes e egressos do PPGL;
. estímulo da publicação de artigos e capítulos da parte dos alunos, inclusive em coautoria, junto aos professores;
. estímulo aos docentes para que mantenham atualizados seus projetos de pesquisa, sobretudo no aspecto referente ao tempo de duração, procurando evitar que ultrapassem o período de cinco anos;
. incentivo aos docentes para que continuem concorrendo a bolsas de Iniciação Científica - CNPq, FAPERGS e EPEC (bolsa própria da FURG) -, integrando os alunos de graduação aos projetos de pesquisa. Os professores do Programa possuem vários bolsistas de IC sob a sua supervisão, sendo que os docentes da pós-graduação, por sua produção diferenciada, são quem, em geral, acabam contemplados com as cotas de bolsas;
. incentivo aos docentes a participarem ativamente de associações nacionais e internacionais como ANPOLL, ABRALIN, ALAB, ALED, SIGET, GEL, AILP, ABRALIC, ABRAPLIP, AIL, BRASA etc.;
. acompanhamento dos orientandos em termos de saúde mental para evitar evasão, em especial depois da pandemia de Covid-19 e das enchentes de 2024, no Rio Grande do Sul, sendo que Rio Grande foi um dos municípios mais atingidos;
. promoção de eventos com os egressos que atuam em outras instituições universitárias e na rede escolar, aumentando a interação entre os titulados e o Programa, ao menos nos cinco anos posteriores à sua defesa;
. investimento em produtos tecnológicos, como eventos gravados, podcasts, programas de vídeo e produção acadêmica publicada em formato eletrônico, disponibilizando-os no site do PPGL (aba E-books: https://ppgletras.furg.br/e-books) e em seu canal do YouTube (https://www.youtube.com/@PPGLFURG), a fim de aumentar a exposição do Programa junto à comunidade externa;
. revitalização dos Cadernos Literários, revista do PPGL da FURG, a fim de recuperar a edição de 2024, que está atrasada;
. incentivo aos alunos para que participem das chamadas de Bolsa Sanduíche da CAPES e de programas de mobilidade acadêmica, para aqueles alunos que queiram se deslocar dentro do Brasil ou para o estrangeiro, por pouco tempo, para fazer pesquisas e visitas técnicas em bibliotecas, fundações, acervos e instituições;
. promoção de visibilidade, junto ao público em geral, das linhas de pesquisa mediante eventos e publicações intelectuais eletrônicas, como o projeto de Dicionário Eletrônico da Imprensa Literária em Língua Portuguesa, que teve o apoio do Edital Universal para sua consecução, e que neste quadriênio passado foi plenamente implementado (https://ppgletras.furg.br/dicionario);
. diversificação do corpo docente externo que participa das bancas de defesa final de Mestrado e de Doutorado, e dos exames de qualificação de Doutorado. Ainda que a coordenação e os docentes entendam que a participação presencial do arguidor externo de diferentes IES é muito importante, houve o incremento da participação de diferentes professores externos via ConferênciaWeb ou GoogleMeet, o que se tem mostrado satisfatório, uma vez que os equipamentos disponibilizados pelo ILA e pela Secretaria de Educação a Distância (SEaD) têm funcionado de modo adequado. O participação on-line dos arguidores garante o convite a diferentes professores, mesmo de instituições localizadas em cidades distantes do Rio Grande do Sul, pelo fato de não ser necessário dispender custos com transporte e hospedagem.
AUTOAVALIAÇÃO
A Comissão de Autoavaliação, formada em 2023, recebeu da coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras da FURG, no ano de 2024, novas diretrizes da CAPES para seu funcionamento. Iniciativas de autoavaliação ocorrem no PPGL desde 2019, tendo-se refletido no Relatório da Avaliação 2017-2020. Não obstante, sua composição e funcionamento eram, de um lado, mais restritos (não envolvia segmentos que não o docente) e, de outro, dispersos, porque envolviam todos os docentes, e apenas eles, não contando com um conjunto específico de procedimentos nem um grupo focado especificamente em autoavaliação.
A autoavaliação do PPGL da FURG consiste em uma autoanálise feita pela comunidade, a partir da sistematização de dados definidos pela coordenação. O coordenador e o coordenador adjunto não fazem parte da comissão, seguindo as normas da CAPES, mas fornecem todas as informações necessárias ao funcionamento desta.
Para o quadriênio 2025-2028, a Comissão de Autoavaliação do PPGL está assim constituída:
Representante docente: Kelli Machado da Rosa
Representante discente: João Vitor Xavier de Lima
Representante dos egressos: Caren Adriane Brandão Leon
Representante da comunidade externa: Daniel Baz dos Santos
Representante dos técnicos: Isabel Mendes Faria
Representante da PROPESP: Adriana Moreira Silveira
A comissão, por meio de reuniões bimestrais, terá por objetivo avaliar as seguintes ações, tendo em vista a missão e o planejamento estratégico do Programa, e as metas e os objetivos de curto, médio e longo prazos:
Metas de curto prazo:
- alteração das linhas de pesquisa da área de concentração em História da Literatura em função dos constantes comentários dos avaliadores da CAPES, nas últimas avaliações;
- consolidação da área de concentração em Estudos da Linguagem, implementada em 2018, e estando já em pleno funcionamento, inclusive com várias defesas e a segunda turma de Doutorado em 2024;
- estímulo aos docentes a manterem atualizados seus projetos de pesquisa, sobretudo no aspecto referente ao tempo de duração, procurando evitar que ultrapassem o período de cinco anos;
- busca contínua de maior diversificação do corpo docente externo que participa das bancas de qualificação e defesa de Mestrado e de Doutorado. Ainda que a coordenação e os docentes entendam que a participação presencial do arguidor externo de diferentes IES é muito importante, houve um incremento da participação de diferentes professores externos via webconferência, a partir da pandemia, o que se tem mostrado satisfatório e possibilita chamar professores de diferentes instituições, mesmo as mais longínquas do Rio Grande do Sul;
- organização de pelo menos um evento por ano no âmbito do Programa, dialogando com as suas linhas de pesquisa e com as áreas de concentração, em conjunto ou em separado;
- melhoria do tempo médio das defesas de dissertações e teses, procurando atender o prazo sugerido pela CAPES, respectivamente, 24 e 48 meses;
- desenvolvimento de um acompanhamento mais efetivo dos egressos, obtendo o registro de seus destinos (por no mínimo 5 anos após sua titulação);
Metas de médio prazo:
- manutenção do edital permanente de credenciamento de professores internos e/ou externos à FURG, em ambas as áreas de concentração, buscando acolher aqueles que, seja na condição de permanente ou colaborador, contribuam para consolidar e ampliar as pesquisas e as atividades de docência e/ou orientação;
- melhoria da distribuição de orientação entre os docentes, evitando que alguns tenham excesso de orientações e outros poucos orientandos. Neste sentido, cabe mencionar que o edital de seleção de alunos regulares indica o limite de vagas que cada orientador tem disponível para a seleção;
- incentivo para que alunos e professores participem de eventos nacionais e internacionais, auxiliando-os financeiramente, considerando-se as possibilidades permitidas pelo orçamento recebido pelo PROAP;
- estímulo de ações interinstitucionais com instituições estrangeiras, incrementando-se o relacionamento entre os professores das instituições e se estabelecendo parcerias de pesquisa, de docência e de publicação, bem como participação em eventos acadêmicos;
- ampliação, dentro dos limites viabilizados pelo número de bolsas de estudo, a inserção de orientandos estrangeiros selecionados a partir de editais lançados por convênios internacionais como OEA e PROAfri;
- incremento das iniciativas de intercâmbios e convênios com entidades nacionais e estrangeiras;
- manutenção e ampliação das atividades vinculadas e relacionadas à educação básica, promovendo a atualização e a formação dos professores que atuam nos Ensinos Fundamental e Médio, efetivando assim a integração entre o PPGL e a rede de ensino básico.
Metas de longo prazo:
- estímulo dos doutorandos a participar de novas edições do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE), da CAPES, qualificando ainda mais as teses escritas e defendidas;
- incentivo aos docentes, a par de publicarem sobretudo em revistas de Qualis A1, A2, A3, A4, B1 e B2, a escreverem e/ou organizarem livros, redigirem capítulos de livros, publicarem em anais de eventos, evitando a dispersão de textos em periódicos ou volumes de pouco impacto na área;
- incentivo aos docentes e discentes, bem como os egressos, a publicarem em coautoria;
- incentivo aos discentes a realizarem publicações preferencialmente em periódicos com Qualis A e B, bem como em anais de eventos nacionais e internacionais;
- melhoria do fluxo de publicação da revista do Programa, o periódico Cadernos Literários;
- revisão e catalogação dos volumosos acervos bibliográficos dos Núcleos de Pesquisas Literárias e de Estudos Canadenses, a fim de atualizar o número de volumes presentes em cada uma das bibliotecas, facilitando e universalizando-lhes a consulta.
Tendo em vista esses questionamentos, pode-se delinear que o projeto de autoavaliação do Programa tem os seguintes objetivos:
. acompanhar a atuação do PPGL, monitorando a qualidade da formação, da produção de conhecimento e seu impacto social;
. obter informações que conformem o planejamento estratégico e a tomada de decisões do Programa;
. identificar os pontos fortes e as fragilidades do Programa e propor medidas voltadas para garantir o bom desenvolvimento de suas ações.