Introduction

 

Welcome to the website of the Graduate Program in Letters (PPGL) at the Federal University of Rio Grande.


PPGL - FURG, founded in 2001, has two concentration areas - in History of Literature and in Language Studies – offering to the community a wide scope of research in the fields of Letters and Linguistics through the projects of its researchers.

PPGL-FURG divulga curso que acontecerá em outubro: "ANTONIN ARTAUD E SUAS REPERCUSSÕES: linguagem, teatro, cinema, literatura e psicanálise"

 

Ministrado pelo  Prof. Dr.  Roberto Medina, pós-doutorando do PPGL-FURG, sob supervisão do Prof. Dr. Adail Ubirajara Sobral (PPGL - FURG) e cosupervisão da Profa. Dra. Marcia Cristina Maesso (PPGPsiCC - UnB - DF), será um curso de curta-duração, 5 encontros, no total, 30 horas-aula, sobre a produção de Antonin Artaud como pensador e artista das áreas do teatro, cinema e literatura, promovendo a integração e a divulgação de pesquisas e de práticas artísticas entre o Distrito Federal e o Rio Grande do Sul, na Universidade do Rio Grande - RS, pelo PPG em Letras, no período de 5 dias. O curso objetiva a discutir elementos teóricos e estéticos na obra artaudiana, geradores de questões que promovam novas possibilidades de reflexão sobre cultura, linguagem e arte; as mesmas interrogações que atravessam o século XX e XXI, influenciando artistas e pensadores.

O evento conta com o apoio artístico de FAC/Conexão-DF (Fomento de Apoio à Cultura).

A data de realização do  curso será  de 17 a 21 de outubro de 2022,  de forma presencial, no auditório do ILA, Campus Carreiros da FURG,  no período da manhã, com horário a definir.

O curso abordará a múltipla obra de Antonin Artaud (1896-1948) por meio do estudo de conceitos, do desenvolvimento do imaginário e das técnicas das linguagens seguintes: teatral, cinematográfica, psicanalítica, literária e pictórica, considerando as variadas correntes estéticas e ideológicas no campo criativo e artístico.

Para  ter mais informações, consulte o Plano detalhado do Curso ,  CLICANDO AQUI.

INSCRIÇÕES GRATUITAS E ABERTAS, através do link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSceyLnVK_n4kmOueiBR340T4ije8uI5wC0xzzpOK8MnzUQ9ww/viewform?usp=pp_url