Presentación
Bienvenido a la Página Web del Programa de Posgrado de la Universidade Federal do Rio Grande.
El PPGL – FURG, fundado en 2001, posee dos Menciones: Historia de la Literatura y Estudios del Lenguaje - ofreciéndole a la comunidad una amplia gama de opciones de investigación en el área de Letras y Lingüística a través de los proyectos de investigación.
Sem categoria
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21/03/202509h19Notícia
Acompanhamento de egressos
Resultados do acompanhamento de egressos da pós-gradução Stricto Sensu da FURG.
Pesquisa realizada pela PROPESP e pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FURG, no 2º semestre de 2024.
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13/02/202511h09Notícia
Livros, dossiês temáticos e anais
Espaço para divulgação da produção intelectual de docentes, discentes e egressos do Programa, por meio da disponibilização de arquivos eletrônicos de livros, dossiês de periódicos, coleções e anais de eventos
Livros
1. Escritoras negras do Rio Grande do Sul. Organizadores: Artur Emilio Alarcon Vaz, Mairim Linck Piva, Rafael Eisinger Guimarães e Rosane Maria Cardoso. Prefácio de Sátira Pereira Machado. Campinas: Pontes, 2024. Livro publicado por meio do Programa "Trabalho Extensionista de Integração e Ação Socioambiental da Pós-Graduação da FURG" (TEIAS-PG), financiado pela CAPES no âmbito do Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (Proext-PG).
2. Poesia no espelho: diálogos de autopoética. Organizadoras: Aimée G. Bolaños e Lilian Ney. Rio Grande: Ed. da FURG, 2024.
3. O eu e o outro: literatura e diferença na escola - Guia para docentes. Organizadoras: Rosane Maria Cardoso e Rosiene Almeida Souza Haetinger. Caxias do Sul: EDUCS, 2024.
4. O homem maldito: romance brasileiro, de Carlos Eugênio Fontana (1858). Organizadores: Artur Emilio Alarcon Vaz e Sheila Fernandez Garcia. Rio Grande: Ed. da FURG, 2024.
5. Practica Ele: actividades para entrenar la oralidad. Luciene Bassols Brisolara et al. Campinas: Pontes. 2024.
6. O Período Vitoriano: rastros literários e desdobramentos. Organizadores: Sandra Sirangelo Maggio e Valter Henrique de Castro Fritsch. Porto Alegre: Zouk, 2023.
7. Reflexões sobre tradução e cultura. Organizadores: Adail Ubirajara Sobral, Artur Emilio Alarcon Vaz, Daniele Corbetta Piletti, Flávia Giaccobo Ribeiro, Rodrigo da Rosa Pereira e Wellington Freire Machado. Pelotas: Morus, 2022.
8. Aspectos do romance de fantasia: motivos míticos e maravilhosos na literatura. Organizadores: Valter Henrique de Castro Fritsch, Fabian Quevedo da Rocha e Regina Zilberman. Rio Grande: Ed. da FURG, 2022.
9. Literatura e arte no antropoceno: conceitos e representações. Organizadoras: Marina Pereira Penteado e Sonia Torres. Rio de Janeiro: Makunaima, 2021.
10. Sexualidades e identidades culturais, de David William Foster. Organizadores: João Luis Pereira Ourique e Lizandro Carlos Calegari. Pelotas: Ed. da UFPel, 2020.
11. 170 anos da Biblioteca Rio-Grandense: interfaces entre literatura e história. Organizadores: Francisco das Neves Alves e Mauro Nicola Póvoas. Rio Grande: Pluscom, 2017.
Dossiês de periódicos
1. Dossiê “Literatura do Rio Grande do Sul: personagens, espaços e temporalidades”, Revista da Anpoll, Florianópolis, n. 55 (2024). Organizadores: Maria Eunice Moreira, Mauro Nicola Póvoas e Regina Kohlrausch.
2. Dossiê "A literatura no fim dos tempos: poéticas negativas do Antropoceno", Abusões, Rio de Janeiro, n. 24, v. 2 (2024). Organizadores: João Pedro Bellas, Marina Pereira Penteado e Natalia López Rico.
3. Dossiê "Fonologia e interfaces", Working Papers em Linguística, Florianópolis, n. 24, n. 1 (2023). Organizadoras: Carmen Lúcia Barreto Matzenauer e Cláudia Regina Brescancini.
Coleções
1. Edições da Biblioteca Rio-Grandense - Coleções "Rio-Grandense", "Documentos" e "Elas" - Coordenador das coleções: Francisco das Neves Alves.
Anais
1. Anais do II Encontro Sul Letras, evento organizado pelo PPGLetras/FURG, em 2013.
2. Anais do 3º Encontro Nacional de Pesquisadores em Periódicos Literários Brasileiros (ENAPEL), evento organizado pelo PPGLetras/FURG, em 2008.
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20/06/202211h02Notícia
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E AUTOAVALIAÇÃO DO PROGRAMA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O Programa de Pós-Graduação em Letras da FURG estabelece o seu planejamento estratégico para o próximo quadriênio (2025-2028), a partir das seguintes metas:
. finalização da mudança das linhas de pesquisa da área de concentração em História da Literatura, processo iniciado no quadriênio passado;
. aumento da visibilidade do Programa, com a constante reelaboração do site e disponibilização de conteúdo em línguas estrangeiras;
. aprimoramento da visibilidade por meio do uso de redes sociais, em especial nas contas do Programa no YouTube, Facebook e no Instagram;
. promover a saída para pós-doutorado de professores das áreas de concentração, a partir de decisões de cada área e atendendo ao planejamento estipulado pelo Programa, em termos de qualificação docente;
. manutenção da relação entre as dissertações e teses defendidas e os projetos de pesquisa, as ementas de disciplinas e as linhas de pesquisa;
. continuidade do monitoramento do estágio de docência, que os discentes fazem em dois semestres, em disciplinas nos cursos de graduação em Letras da FURG, com o acompanhamento do professor regente da matéria. Somente os doutorandos com bolsa CAPES cumprem esta etapa, ficando responsável por, no máximo, 50% da disciplina, conforme determinação da CAPES, com o acompanhamento da coordenação do PPGL, do orientador do aluno e do professor da disciplina;
. disponibilidade contínua de cotas étnico-sociais nos editais de seleção e de bolsas para discentes, obedecendo aos critérios das políticas afirmativas da FURG (30%, a partir de 2025);
. manutenção dos editais de seleção de discentes no formato on-line, o que ocorreu a partir da pandemia, e continuaram ao longo de todo quadriênio, devido a uma orientação da PROPESP, no sentido de permitir que alunos de fora da cidade, do Rio Grande do Sul, ou mesmo do Brasil, possam fazer a seleção sem os custos relativos ao deslocamento. A estratégia tem dado certo, pois o Programa tem recebido, nos últimos anos, alunos de cidades como Jaguarão, Bagé, Pelotas, Porto Alegre, e de estados como Minas Gerais e Piauí;
. manutenção da nova categoria nos editais de seleção, os reingressantes, de modo a permitir que alunos que não tenham concluído seu Mestrado ou Doutorado possam reintegrarem-se ao Programa;
. manutenção da estrutura administrativa do Programa, com pequenas adequações, em especial a consolidação da Comissão de Autoavaliação, criada no quadriênio 2021-2024;
. manutenção da ótima estrutura física do Programa, cuja administração está localizada no Prédio do ILA, com duas salas que servem à secretaria e à coordenação. É intenção, em 2025 ou 2026, comprar um computador novo, para atender às constantes atualizações dos softwares, os quais, com o passar dos anos, exigem equipamentos adequados;
. ampliação, dentro dos limites viabilizados pelo número de bolsas de estudo, a inserção de orientandos estrangeiros, selecionados a partir de editais lançados por convênios internacionais, como OEA e PROAfri;
- organização de pelo menos um evento anual, em que haja o diálogo das áreas de concentração do Programa, assim como a oferta de apoio, por meio do PROAP, à ida de professores e alunos a eventos nacionais e internacionais;
. oferecimento de cursos de curta e longa duração para os discentes, mas que ao mesmo tempo sejam abertos a quaisquer interessados, a fim de oferecer caminhos teóricos e metodológicos não atendidos pelas disciplinas, e que possam ser usados como cursos livres - contando como créditos - para os alunos, do PPGL ou de outros programas, da FURG ou de outras instituições;
. promoção de cursos de formação continuada para os professores dos munícipios da região Sul do estado, por meio de programas como o ISF e o Centro de Línguas (CELE) do ILA, que conta com o auxílio de docentes e discentes em sua estrutura;
- revisão da catalogação dos acervos bibliográficos do Núcleo de Pesquisas Literárias (NPL) e do Núcleo de Estudos Canadenses (NEC), os maiores do ILA em número de volumes, a fim de atualizar o catálogo de livros, periódicos e jornais presentes em cada uma dessas bibliotecas setoriais, facilitando e universalizando a consulta;
. formalização de parcerias de solidariedade que já existem com universidades e instituições, brasileiras e estrangeiras, além de aumento das redes de cooperação em pesquisa com professores de universidades brasileiras e estrangeiras;
. aumento da participação em editais nacionais como o Edital Universal, PAEP e a Bolsa de Produtividade (PQ) do CNPq, e estaduais, da FAPERGS;
. manutenção da quantidade e da qualidade de publicação de capítulos em livros e de artigos em revistas com Qualis e indexadas, priorizando publicações que possam qualificar os aspectos de internacionalização do programa;
. aumento da publicação de textos em parceria de docentes com discentes e egressos, incentivando a publicação de livros com a organização de professores do Programa, e que tragam capítulos de participantes externos e de discentes e egressos do PPGL;
. estímulo da publicação de artigos e capítulos da parte dos alunos, inclusive em coautoria, junto aos professores;
. estímulo aos docentes para que mantenham atualizados seus projetos de pesquisa, sobretudo no aspecto referente ao tempo de duração, procurando evitar que ultrapassem o período de cinco anos;
. incentivo aos docentes para que continuem concorrendo a bolsas de Iniciação Científica - CNPq, FAPERGS e EPEC (bolsa própria da FURG) -, integrando os alunos de graduação aos projetos de pesquisa. Os professores do Programa possuem vários bolsistas de IC sob a sua supervisão, sendo que os docentes da pós-graduação, por sua produção diferenciada, são quem, em geral, acabam contemplados com as cotas de bolsas;
. incentivo aos docentes a participarem ativamente de associações nacionais e internacionais como ANPOLL, ABRALIN, ALAB, ALED, SIGET, GEL, AILP, ABRALIC, ABRAPLIP, AIL, BRASA etc.;
. acompanhamento dos orientandos em termos de saúde mental para evitar evasão, em especial depois da pandemia de Covid-19 e das enchentes de 2024, no Rio Grande do Sul, sendo que Rio Grande foi um dos municípios mais atingidos;
. promoção de eventos com os egressos que atuam em outras instituições universitárias e na rede escolar, aumentando a interação entre os titulados e o Programa, ao menos nos cinco anos posteriores à sua defesa;
. investimento em produtos tecnológicos, como eventos gravados, podcasts, programas de vídeo e produção acadêmica publicada em formato eletrônico, disponibilizando-os no site do PPGL (aba E-books: https://ppgletras.furg.br/e-books) e em seu canal do YouTube (https://www.youtube.com/@PPGLFURG), a fim de aumentar a exposição do Programa junto à comunidade externa;
. revitalização dos Cadernos Literários, revista do PPGL da FURG, a fim de recuperar a edição de 2024, que está atrasada;
. incentivo aos alunos para que participem das chamadas de Bolsa Sanduíche da CAPES e de programas de mobilidade acadêmica, para aqueles alunos que queiram se deslocar dentro do Brasil ou para o estrangeiro, por pouco tempo, para fazer pesquisas e visitas técnicas em bibliotecas, fundações, acervos e instituições;
. promoção de visibilidade, junto ao público em geral, das linhas de pesquisa mediante eventos e publicações intelectuais eletrônicas, como o projeto de Dicionário Eletrônico da Imprensa Literária em Língua Portuguesa, que teve o apoio do Edital Universal para sua consecução, e que neste quadriênio passado foi plenamente implementado (https://ppgletras.furg.br/dicionario);
. diversificação do corpo docente externo que participa das bancas de defesa final de Mestrado e de Doutorado, e dos exames de qualificação de Doutorado. Ainda que a coordenação e os docentes entendam que a participação presencial do arguidor externo de diferentes IES é muito importante, houve o incremento da participação de diferentes professores externos via ConferênciaWeb ou GoogleMeet, o que se tem mostrado satisfatório, uma vez que os equipamentos disponibilizados pelo ILA e pela Secretaria de Educação a Distância (SEaD) têm funcionado de modo adequado. O participação on-line dos arguidores garante o convite a diferentes professores, mesmo de instituições localizadas em cidades distantes do Rio Grande do Sul, pelo fato de não ser necessário dispender custos com transporte e hospedagem.
AUTOAVALIAÇÃO
A Comissão de Autoavaliação, formada em 2023, recebeu da coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras da FURG, no ano de 2024, novas diretrizes da CAPES para seu funcionamento. Iniciativas de autoavaliação ocorrem no PPGL desde 2019, tendo-se refletido no Relatório da Avaliação 2017-2020. Não obstante, sua composição e funcionamento eram, de um lado, mais restritos (não envolvia segmentos que não o docente) e, de outro, dispersos, porque envolviam todos os docentes, e apenas eles, não contando com um conjunto específico de procedimentos nem um grupo focado especificamente em autoavaliação.
A autoavaliação do PPGL da FURG consiste em uma autoanálise feita pela comunidade, a partir da sistematização de dados definidos pela coordenação. O coordenador e o coordenador adjunto não fazem parte da comissão, seguindo as normas da CAPES, mas fornecem todas as informações necessárias ao funcionamento desta.
Para o quadriênio 2025-2028, a Comissão de Autoavaliação do PPGL está assim constituída:
Representante docente: Kelli Machado da Rosa
Representante discente: João Vitor Xavier de Lima
Representante dos egressos: Caren Adriane Brandão Leon
Representante da comunidade externa: Daniel Baz dos Santos
Representante dos técnicos: Isabel Mendes Faria
Representante da PROPESP: Adriana Moreira Silveira
A comissão, por meio de reuniões bimestrais, terá por objetivo avaliar as seguintes ações, tendo em vista a missão e o planejamento estratégico do Programa, e as metas e os objetivos de curto, médio e longo prazos:
Metas de curto prazo:
- alteração das linhas de pesquisa da área de concentração em História da Literatura em função dos constantes comentários dos avaliadores da CAPES, nas últimas avaliações;
- consolidação da área de concentração em Estudos da Linguagem, implementada em 2018, e estando já em pleno funcionamento, inclusive com várias defesas e a segunda turma de Doutorado em 2024;
- estímulo aos docentes a manterem atualizados seus projetos de pesquisa, sobretudo no aspecto referente ao tempo de duração, procurando evitar que ultrapassem o período de cinco anos;
- busca contínua de maior diversificação do corpo docente externo que participa das bancas de qualificação e defesa de Mestrado e de Doutorado. Ainda que a coordenação e os docentes entendam que a participação presencial do arguidor externo de diferentes IES é muito importante, houve um incremento da participação de diferentes professores externos via webconferência, a partir da pandemia, o que se tem mostrado satisfatório e possibilita chamar professores de diferentes instituições, mesmo as mais longínquas do Rio Grande do Sul;
- organização de pelo menos um evento por ano no âmbito do Programa, dialogando com as suas linhas de pesquisa e com as áreas de concentração, em conjunto ou em separado;
- melhoria do tempo médio das defesas de dissertações e teses, procurando atender o prazo sugerido pela CAPES, respectivamente, 24 e 48 meses;
- desenvolvimento de um acompanhamento mais efetivo dos egressos, obtendo o registro de seus destinos (por no mínimo 5 anos após sua titulação);
Metas de médio prazo:
- manutenção do edital permanente de credenciamento de professores internos e/ou externos à FURG, em ambas as áreas de concentração, buscando acolher aqueles que, seja na condição de permanente ou colaborador, contribuam para consolidar e ampliar as pesquisas e as atividades de docência e/ou orientação;
- melhoria da distribuição de orientação entre os docentes, evitando que alguns tenham excesso de orientações e outros poucos orientandos. Neste sentido, cabe mencionar que o edital de seleção de alunos regulares indica o limite de vagas que cada orientador tem disponível para a seleção;
- incentivo para que alunos e professores participem de eventos nacionais e internacionais, auxiliando-os financeiramente, considerando-se as possibilidades permitidas pelo orçamento recebido pelo PROAP;
- estímulo de ações interinstitucionais com instituições estrangeiras, incrementando-se o relacionamento entre os professores das instituições e se estabelecendo parcerias de pesquisa, de docência e de publicação, bem como participação em eventos acadêmicos;
- ampliação, dentro dos limites viabilizados pelo número de bolsas de estudo, a inserção de orientandos estrangeiros selecionados a partir de editais lançados por convênios internacionais como OEA e PROAfri;
- incremento das iniciativas de intercâmbios e convênios com entidades nacionais e estrangeiras;
- manutenção e ampliação das atividades vinculadas e relacionadas à educação básica, promovendo a atualização e a formação dos professores que atuam nos Ensinos Fundamental e Médio, efetivando assim a integração entre o PPGL e a rede de ensino básico.
Metas de longo prazo:
- estímulo dos doutorandos a participar de novas edições do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE), da CAPES, qualificando ainda mais as teses escritas e defendidas;
- incentivo aos docentes, a par de publicarem sobretudo em revistas de Qualis A1, A2, A3, A4, B1 e B2, a escreverem e/ou organizarem livros, redigirem capítulos de livros, publicarem em anais de eventos, evitando a dispersão de textos em periódicos ou volumes de pouco impacto na área;
- incentivo aos docentes e discentes, bem como os egressos, a publicarem em coautoria;
- incentivo aos discentes a realizarem publicações preferencialmente em periódicos com Qualis A e B, bem como em anais de eventos nacionais e internacionais;
- melhoria do fluxo de publicação da revista do Programa, o periódico Cadernos Literários;
- revisão e catalogação dos volumosos acervos bibliográficos dos Núcleos de Pesquisas Literárias e de Estudos Canadenses, a fim de atualizar o número de volumes presentes em cada uma das bibliotecas, facilitando e universalizando-lhes a consulta.
Tendo em vista esses questionamentos, pode-se delinear que o projeto de autoavaliação do Programa tem os seguintes objetivos:
. acompanhar a atuação do PPGL, monitorando a qualidade da formação, da produção de conhecimento e seu impacto social;
. obter informações que conformem o planejamento estratégico e a tomada de decisões do Programa;
. identificar os pontos fortes e as fragilidades do Programa e propor medidas voltadas para garantir o bom desenvolvimento de suas ações.
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03/04/202110h03Notícia
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22/03/202109h28Notícia
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04/12/202010h33Notícia
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01/11/201809h57Notícia
Contacto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
INSTITUTO DE LETRAS E ARTES
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS
Av. Itália, km 8 - Bairro Carreiros - Rio Grande – RS - CEP 96.203-900
Fone (53) 3233-6614 - https://ppgletras.furg.br - e-mail: ppgletras@furg.br -
24/07/201812h35Notícia
Ciclo Lectivo
El PPGL presenta un ciclo lectivo semestral: 4 para la Maestría y 8 para el Doctorado. Por lo tanto, la matrícula en las asignaturas se realiza semestralmente. Los alumnos se matriculan en asignaturas Obligatorias y Optativas.
MAESTRÍA
En la Maestría, se debe cumplir, como mínimo, 24 (veinticuatro) créditos en asignaturas, siendo 9 (nueve) créditos obligatorios de la Mención en Historia de la Literatura y, al menos, 15 (quince) créditos en asignaturas optativas; en la Mención en Estudios del Lenguaje se deben cumplir 6 (seis) créditos en asignaturas obligatorias y, al menos, 18 (dieciocho) créditos en asignaturas optativas. Además, si hay interés por parte de los estudiantes de Maestría, estos pueden matricularse en otras asignaturas optativas, cumpliendo un número de créditos superior al número mínimo exigido legalmente. En ese sentido, se ha registrado la tendencia al cumplimiento de un número de créditos superior al mínimo, lo que se atribuye: (a) a la actualidad de las asignaturas y a los temas abordados en ellas, (b) a la búsqueda por parte de los estudiantes de una formación sólida y amplia, con el fin de participar de concursos y acceder a un mercado de trabajo exigente y competitivo.
DOCTORADO
En el Doctorado en el Área de Concentración de Historia de la Literatura, el estudiante debe completar 36 (treinta y seis) créditos en disciplinas, que debe estudiar en los primeros tres semestres. El estudiante puede solicitar el uso de créditos de Maestría, hasta 24 (veinticuatro), y la solicitud será examinada por el Programa con el fin de verificar la compatibilidad entre las disciplinas. En todos los casos, los estudiantes deberán estudiar las disciplinas obligatorias Teoría de la Historia y Teoría de la Historia de la Literatura. Una vez cumplidos los créditos en las disciplinas, el candidato deberá presentar la Tesis en preparación para el 'Examen de Calificación,' hasta un máximo de 30 meses desde la admisión al Programa.
En el Doctorado en el Área de Concentración en Estudios del Lenguaje, el estudiante debe completar 36 (treinta y seis) créditos en disciplinas, que debe estudiar en los primeros tres semestres. El estudiante puede solicitar el uso de créditos de maestría, por un total de 24 (veinticuatro), y la solicitud será examinada por el Programa con el fin de verificar la compatibilidad entre las disciplinas. En todos los casos, los estudiantes deberán cursar las disciplinas obligatorias Seminario de Investigación en estudios del Lenguaje; Lecturas Guiadas en Estudios del Lenguaje; Adquisición, Aprendizaje y Enseñanza de Idiomas; y Lengua, Discurso y Enseñanza. Una vez cumplidos los créditos en las disciplinas, el candidato deberá presentar la Tesis en preparación para el 'Examen de Calificación' , hasta un máximo de 30 meses desde la admisión al Programa.
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03/10/201713h29Notícia
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03/10/201713h28Notícia
Docentes
Maestría y Doctorado en Letras
Mención en Historia de la Literatura y Estudios del Lenguaje
Mención en Historia de la Literatura
Docentes permanentes:
Aimée Teresa González Bolaños
Correo electrónico: aimee@vetorial.netCurrículum (Plataforma Lattes): http://lattes.cnpq.br/7937364691283420
Antônio Carlos Mousquer
Correo electrónico: mousquer@gmail.com
Currículum (Plataforma Lattes): http://lattes.cnpq.br/0826526460177224
Artur Emílio Alarcon Vaz
Correo electrónico: arturvaz@furg.br
Currículum (Plataforma Lattes): http://lattes.cnpq.br/9957483248768604
Francisco das Neves Alves
Correo electrónico: fnah@vetorial.net
Currículum (Plataforma Lattes): http://lattes.cnpq.br/5044950592575587
João Luis Pereira Ourique
E-mail: jlourique@yahoo.com.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4095677614469415
José Luís Giovanoni FornosCorreo electrónico: jlgf@vetorial.net
Currículum (Plataforma Lattes): http://lattes.cnpq.br/4997309024681765
Luciana Paiva Coronel
Correo electrónico: lu.paiva.coronel@gmail.com
Currículum (Plataforma Lattes): http://lattes.cnpq.br/7954506203630545
Luiz Henrique Torres
Correo electrónico: lhtorres@furg.br
Currículum (Plataforma Lattes): http://lattes.cnpq.br/5900254976298411
Mairim Linck Piva
Correo electrónico: mairimpiva@furg.br
Currículum (Plataforma Lattes): http://lattes.cnpq.br/0769534518604079
Mauro Nicola Póvoas
Correo electrónico: mauropovoas@furg.br
Currículum (Plataforma Lattes): http://lattes.cnpq.br/2452800676067368
Raquel Rolando Souza
Correo electrónico: raquelrolando2@hotmail.com
Currículum (Plataforma Lattes): http://lattes.cnpq.br/3180901337152751
Rubelise da CunhaCorreo electrónico: rubelisecunha@furg.br
Currículum (Plataforma Lattes): http://lattes.cnpq.br/0817496696307608
Sylvie Dion
Correo electrónico: sylviedion@mikrus.com.br
Currículum (Plataforma Lattes): http://lattes.cnpq.br/9347481800238496
Valter Henrique de Castro Fritsch
Correo electrónico: valter.fritsch@yahoo.com.br
Currículum (Plataforma Lattes): http://lattes.cnpq.br/9317984206865260
Docentes colaboradores:
Eliane Terezinha do Amaral Campello
Correo electrónico: elianecampello@gmail.com
Currículum (Plataforma Lattes): http://lattes.cnpq.br/3821970797621831
Nubia Tourrucôo Jacques Hanciau
Correo electrónico: nubiajh@gmail.com
Currículum (Plataforma Lattes): http://lattes.cnpq.br/0395626004165160
Francisco Manuel Antunes Soares
Correo electrónico: samfdv6@ymail.com
Currículum (Plataforma Lattes): http://lattes.cnpq.br/1985490987306681
Docente visitante:
Rosane Maria Cardoso
Correo electrónico: rosanecardoso@furg.br
Currículum (Plataforma Lattes): http://lattes.cnpq.br/2580718280810312
Mención en Estudios del Lenguaje
Docentes permanentes:
Adail Ubirajara Sobral
Correo electrónico: adail.sobral@gmail.com
Currículum (Plataforma Lattes): http://lattes.cnpq.br/0397923948069690
Camila Lawson Scheifer
Correo electrónico: lawson.camila@gmail.com
Currículum (Plataforma Lattes): http://lattes.cnpq.br/2951962385166339
Eliana da Silva Tavares
Correo electrónico: elianafurg@yahoo.com.br
Currículum (Plataforma Lattes): http://lattes.cnpq.br/2507753482731390
Jean Carlos Gonçalves
Correo electrónico:: jeancarllosgoncalves@gmail.com
Currículum (Pataforma Lattes): http://lattes.cnpq.br/8274122800491884
Kelli da Rosa Ribeiro
Correo electrónico: klro.rib@gmail.com
Currículum (Plataforma Lattes): http://lattes.cnpq.br/0690535305313427
Letícia Cao Ponso
Correo electrónico: lecapon@gmail.com
Currículum (Plataforma Lattes): http://lattes.cnpq.br/3283021449206435
Luciana Pilatti Telles
Correo electrónico: lupilatti@gmail.com
Currículum (Plataforma Lattes): http://lattes.cnpq.br/6384814626794738
Luciene Bassols Brisolara
Correo electrónico: lucienebrisolara@furg.br
Currículum (Plataforma Lattes): http://lattes.cnpq.br/2862266506544363
Ricardo Mendonça Petracca
Correo electrónico:: ricardo.petracca@gmail.com
Currículum (Plataforma Lattes): http://lattes.cnpq.br/5567366171687453
Rosely Diniz da Silva Machado
Correo electrónico: roselymachado11@gmail.com
Currículum (Plataforma Lattes): http://lattes.cnpq.br/8929671564435502
Sabatha Catoia Dias
Correo electrónico: sabathacatoia@furg.br
Currículum (Plataforma Lattes): http://lattes.cnpq.br/3389450097514723
Docente visitante:
Aracy Graça Ernst
E-mail: aracyep@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0111697525286894
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03/10/201713h26Notícia
Estructura Curricular
Asignaturas de la Maestría con Mención en Historia de la Literatura:
- Teoría de la Historia de la Literatura
- Teoría de la Historia
- Seminario de Investigación
- Historia de la Prensa
- Estética de la Recepción
- Historia del Arte
- Historia de la Lectura
- Historia de la Literatura Brasileña
- Literatura de Expresión Femenina
- Literatura de Rio Grande do Sul
- Literatura e Historia
- Teoría de la Literatura
- Teoría de los Géneros
- Literatura Comparada
- Tópicos Avanzados de Literatura Brasileña
- Tópicos Avanzados de Literatura Comparada
- Tópicos Avanzados de Historia de la Literatura
Asignaturas de la Maestría con Mención en Estudios del Lenguaje
- Bases Epistemológicas de la Lingüística
- Seminario de Tesis
- Estudios de Adquisición y Aprendizaje de Lenguas
- Géneros Discursivos y Enseñanza de Lenguas
- Cultura e Identidad en la Enseñanza de Lenguas
- Formación Metodológica del Profesor de Lenguas
- Investigación en Lingüística Aplicada: Teoría y Práctica
- Lectura, Literacidad Literaria y Mediación Pedagógica
- Enseñanza y Aprendizaje de Lengua y Literatura Extranjera
- Estudios de Literacidad
- Literacidad Digital
- Aspectos Estructurales del Portugués
- Variación Lingüística y Enseñanza
- Estudios en Análisis del Discurso
- Análisis del Discurso y Enseñanza
- Estudios Enunciativos del Lenguaje
- Enunciación y Enseñanza
Asignaturas del Curso de Doctorado con Mención en Historia de la Literatura
- Teoría de la Historia de la Literatura
- Teoría de la Historia
- Historia de la Narrativa Brasileña
- Historia de la Poesía Brasileña
- Historia de la Dramaturgia Brasileña
- Temas de Historia de la Literatura Occidental
- Historia de la Literatura Portuguesa
- Historia de las Literaturas Africanas de Lengua Portuguesa
- Literatura de Autoría Femenina
- Temas de Historia de la Literatura de Rio Grande do Sul
- Literatura y Americanidad
- Literatura y Oralidad
- Literatura Autobiográfica, Historias, Memorias y Tiempos:
- Literatura, Fuentes Primarias y Periodismo
- Lecturas Guiadas
- Asignaturas del Curso de Doctorado con Mención en Estudios del Lenguaje
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Seminario de Investigación en Estudios del Lenguaje
Lecturas Guiadas en Estudios del Lenguaje
Adquisición, Aprendizaje y Enseñanza del Lenguaje
Lengua, Discurso y Enseñanza
Lingüística Aplicada y Transdisciplinariedad
Investigación en Lingüística Aplicada
Temas en Fonética, Fonología y Variación
Temas en Enseñanza y Aprendizaje de Lenguas Adicionales
Temas en Estudios de la Significación
Temas en Teoría y Análisis Dialógico del Discurso
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03/10/201713h26Notícia
Investigación
Linhas de Pesquisa
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03/10/201713h25Notícia
Presentación
El PPGL de la Universidade Federal do Rio Grande tiene como objetivos generales:
- Formar investigadores-docentes y promover la producción del conocimiento en las áreas de Historia de la Literatura (único curso ofrecido en el área de la Región Sur de Brasil) y en el área de Estudios del Lenguaje.
- Proporcionar a docentes del área de Letras y a otros profesionales, que actúen en las áreas de literatura y lenguaje y en áreas relacionadas, un programa de investigaciones y estudios, teóricos y aplicados, con el fin de una mejor calificación e integración con profesionales del área.
COORDINACIÓN ACTUAL (2021-2022)
Coordinador: Prof. Dr. Adail Ubirajara Sobral
Coordinador Adjunto: Prof. Dr. Mauro Nicola Póvoas
CONSEJO ASESOR
Prof. Dr. Mauro Nicola Póvoas
Profa. Dra. Sylvie Dion
Profa. Dra. Rosely Diniz da Silva Machado
Profa. Dra. Rubelise Cunha
Prof. Dr. Valter Henrique de Castro Fritsch
COMISIÓN DE BECAS
Prof. Dr. Adail Ubirajara Sobral
Prof. Dr. Mauro Nicola Póvoas
Representante docente: Profa. Dra. Luciene Bassols Brisolara
Representante discente: Lisiane Andriolli Danieli
HISTÓRICO
El Programa de Posgrado en Letras, Maestría con Mención en Historia de la Literatura, fue aprobado por la Capes en el segundo semestre de 2001, y empezó a funcionar a partir de 2002. Con la consolidación de la Maestría y la obtención de la nota 4 de la CAPES, se aprobó el Doctorado con Mención en Historia de la Literatura en 2011 que se implantó a partir de 2012. La actuación e importancia del curso en la región estaba consolidada, recibiendo evaluaciones con referencias elogiosas de la CAPES respecto de su estructuración, funcionamiento e impacto regional y nacional, visto que es el único Programa con Mención específica en Historia de la Literatura en la Región Sur y presentar gran impacto social en el sistema escolar y en proyectos con la comunidad local, como los proyectos de acervos literarios y de prensa desarrollados en la Biblioteca Rio-Grandense. La mención en Estudios del Lenguaje del Programa de Posgrado en Letras de la Universidade Federal do Rio Grande (FURG) empezó en el año de 2018, con la apertura de la Maestría. La Maestría en Estudios del Lenguaje de la FURG surge con un perfil diferente de los demás cursos de la región, visto que presenta, en su propuesta de origen, un vínculo de investigación que busca enfocar en la educación. La propuesta de la nueva Mención agrega líneas y grupos de investigación interesados en la reflexión acerca de los fenómenos lingüísticos en sus diferentes niveles de análisis, desde la relación entre lengua(je) y producción de sentido, hasta los procesos de adquisición, aprendizaje y enseñanza de lenguas.
A partir de 2021, con la consolidación del nivel de Maestría en Estudios del Lenguaje, el Programa de Posgrado en Letras de la Universidad Federal de Río Grande (FURG) también comenzó a ofrecer un Doctorado en Estudios del Lenguaje, con la primera selección en 2022.