Inscrições abertas para o Curso: "Cartografias do Inconsciente: Jung e as Estruturas Psíquicas no Romance Fantasia Infantil e Juvenil"

Atenção, discentes do PPGL-FURG,  quem já se matriculou na disciplina 06071P - Temas de História da Literatura Ocidental,  não precisa se inscrever no curso, pois são a mesma coisa e acontecerão juntos.  O formulário é apenas para alunos externos à FURG, egressos do PPG e outras pessoas que queiram cursá-lo, mas não estão matriculadas na disciplina 06071P - Temas de História da Literatura Ocidental deste 2° semestre de 2024.

 

Cartografias do Inconsciente: Jung e as Estruturas Psíquicas no Romance Fantasia Infantil e Juvenil"

Este curso propõe uma exploração detalhada das narrativas de fantasia infantil e juvenil, mapeando as complexas estruturas psíquicas que emergem dessas histórias através da lente da psicologia analítica de Carl Gustav Jung. O termo "cartografias" é empregado para evocar a ideia de um mapeamento do inconsciente, onde cada narrativa funciona como um território psíquico a ser explorado e compreendido. Os romances selecionados, de autores como Michael Ende, C. S. Lewis, James Barrie, Katherine Paterson, Philip Pullman, Patrick Ness, Neil Gaiman, J. R. R. Tolkien, e J. K. Rowling, são analisados como mapas simbólicos que orientam o leitor através das paisagens internas da mente e do desenvolvimento emocional.
Neste curso, os conceitos junguianos de complexos, sombra, tipos psicológicos, processo de individuação, símbolos e arquétipos serão investigados em sua manifestação nas tramas e personagens, oferecendo aos participantes uma compreensão mais profunda de como essas histórias articulam os desafios e conquistas da jornada psicológica da infância e adolescência. Ao decifrar esses mapas narrativos, buscamos identificar as camadas de significados simbólicos que operam tanto a nível pessoal quanto coletivo, promovendo uma reflexão sobre a função da literatura de fantasia no crescimento psíquico e cultural. Este curso é, portanto, uma proposta de estudo aprofundado para aqueles que desejam entender as interseções entre literatura, psicologia e educação.

MINISTRANTE: Prof. Dr. Valter Henrique Fritsch (Professor do Instituto de Letras e Artes (ILA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras - Área de Concentração em História da Literatura (FURG). Membro do GT – Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da ANPOLL. Possui graduação em Letras Língua Inglesa e Literaturas Correspondentes pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado e Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa (UFRGS). Realizou estágio de pós-doutoramento no PPG Letras da UFRGS com pesquisa acerca do Romance de Fantasia, sob supervisão da Profa. Dra. Regina Zilberman. Organizou o livro Aspectos do Romance de Fantasia: Motivos Míticos e Maravilhosos na Literatura, juntamente com a Profa. Dra. Regina Zilberman e o Prof. Dr. Fabian Quevedo Rocha pela editora da FURG. Também organizou o livro A Canção das Esferas: Conexões entre literatura, mitologia e imaginário pela editora Armazém Digital com a Profa. Dra. Sandra Sirangelo Maggio. Além de organizar outras coletâneas e dossiês em revistas acadêmicas, tem uma série de textos publicados sobre o tema O Romance de Fantasia e sobre as literaturas infantil e juvenil de língua inglesa. Atualmente, realiza formação para Analistas Junguianos pelo Instituto Távola de Ribeirão Preto (SP).

INÍCIO: 09 DE SETEMBRO (todas as segundas-feiras das 14h às 17h)
TÉRMINO: 16 DE DEZEMBRO (15 encontros)
METODOLOGIA: O curso combinará aulas expositivas, leituras dirigidas, seminários de discussão e análises de casos. Os alunos serão incentivados a aplicar os conceitos junguianos na interpretação das obras estudadas e a desenvolver suas próprias análises críticas.
AVALIAÇÃO: A avaliação do curso será realizada através da submissão de fichamentos periódicos, os quais serão estruturados a partir de formulários específicos enviados aos participantes. Esses formulários serão projetados para guiar a análise crítica e reflexiva das leituras e discussões realizadas durante as aulas, incentivando a aplicação dos conceitos junguianos abordados no curso. Cada fichamento deverá conter a síntese dos principais pontos discutidos, a identificação dos conceitos junguianos nos textos literários analisados, e a reflexão pessoal do participante sobre as implicações desses elementos na compreensão das narrativas de fantasia infantil e juvenil. Esses fichamentos serão avaliados quanto à profundidade da análise, clareza da argumentação e a capacidade de relacionar teorias psicológicas com as obras literárias estudadas.

  • Curso com emissão de certificado de 45 horas (3 créditos), uma vez que sejam realizadas as avaliações.
  • Encontros ocorrerão de forma remota pela plataforma Google Meet.

 

INSCRIÇÕES: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdwoqwA7kDhAhHubVPK7RqpX_-T4npZ0paEJes9JKXyBR-bSA/viewform?usp=pp_url 

Ou, pelo link encurtado:

https://abre.ai/curso-prof-valter