Introdução
Seja bem-vindo ao site do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande.
O PPGL – FURG, fundado em 2001, possui duas áreas de concentração - História da Literatura e Estudos da Linguagem - oferecendo à comunidade um amplo escopo de pesquisa na área de Letras e Linguística através dos projetos de seus pesquisadores.
Sem categoria
-
21/03/202509h19Notícia
Acompanhamento de egressos
Resultados do acompanhamento de egressos da pós-gradução Stricto Sensu da FURG.
Pesquisa realizada pela PROPESP e pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FURG, no 2º semestre de 2024.
-
13/02/202511h09Notícia
Livros, dossiês temáticos e anais
Espaço para divulgação da produção intelectual de docentes, discentes e egressos do Programa, por meio da disponibilização de arquivos eletrônicos de livros, dossiês de periódicos, coleções e anais de eventos
Livros
1. Escritoras negras do Rio Grande do Sul. Organizadores: Artur Emilio Alarcon Vaz, Mairim Linck Piva, Rafael Eisinger Guimarães e Rosane Maria Cardoso. Prefácio de Sátira Pereira Machado. Campinas: Pontes, 2024. Livro publicado por meio do Programa "Trabalho Extensionista de Integração e Ação Socioambiental da Pós-Graduação da FURG" (TEIAS-PG), financiado pela CAPES no âmbito do Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (Proext-PG).
2. Poesia no espelho: diálogos de autopoética. Organizadoras: Aimée G. Bolaños e Lilian Ney. Rio Grande: Ed. da FURG, 2024.
3. O eu e o outro: literatura e diferença na escola - Guia para docentes. Organizadoras: Rosane Maria Cardoso e Rosiene Almeida Souza Haetinger. Caxias do Sul: EDUCS, 2024.
4. O homem maldito: romance brasileiro, de Carlos Eugênio Fontana (1858). Organizadores: Artur Emilio Alarcon Vaz e Sheila Fernandez Garcia. Rio Grande: Ed. da FURG, 2024.
5. Practica Ele: actividades para entrenar la oralidad. Luciene Bassols Brisolara et al. Campinas: Pontes. 2024.
6. O Período Vitoriano: rastros literários e desdobramentos. Organizadores: Sandra Sirangelo Maggio e Valter Henrique de Castro Fritsch. Porto Alegre: Zouk, 2023.
7. Reflexões sobre tradução e cultura. Organizadores: Adail Ubirajara Sobral, Artur Emilio Alarcon Vaz, Daniele Corbetta Piletti, Flávia Giaccobo Ribeiro, Rodrigo da Rosa Pereira e Wellington Freire Machado. Pelotas: Morus, 2022.
8. Aspectos do romance de fantasia: motivos míticos e maravilhosos na literatura. Organizadores: Valter Henrique de Castro Fritsch, Fabian Quevedo da Rocha e Regina Zilberman. Rio Grande: Ed. da FURG, 2022.
9. Literatura e arte no antropoceno: conceitos e representações. Organizadoras: Marina Pereira Penteado e Sonia Torres. Rio de Janeiro: Makunaima, 2021.
10. Sexualidades e identidades culturais, de David William Foster. Organizadores: João Luis Pereira Ourique e Lizandro Carlos Calegari. Pelotas: Ed. da UFPel, 2020.
11. 170 anos da Biblioteca Rio-Grandense: interfaces entre literatura e história. Organizadores: Francisco das Neves Alves e Mauro Nicola Póvoas. Rio Grande: Pluscom, 2017.
Dossiês de periódicos
1. Dossiê “Literatura do Rio Grande do Sul: personagens, espaços e temporalidades”, Revista da Anpoll, Florianópolis, n. 55 (2024). Organizadores: Maria Eunice Moreira, Mauro Nicola Póvoas e Regina Kohlrausch.
2. Dossiê "A literatura no fim dos tempos: poéticas negativas do Antropoceno", Abusões, Rio de Janeiro, n. 24, v. 2 (2024). Organizadores: João Pedro Bellas, Marina Pereira Penteado e Natalia López Rico.
3. Dossiê "Fonologia e interfaces", Working Papers em Linguística, Florianópolis, n. 24, n. 1 (2023). Organizadoras: Carmen Lúcia Barreto Matzenauer e Cláudia Regina Brescancini.
Coleções
1. Edições da Biblioteca Rio-Grandense - Coleções "Rio-Grandense", "Documentos" e "Elas" - Coordenador das coleções: Francisco das Neves Alves.
Anais
1. Anais do II Encontro Sul Letras, evento organizado pelo PPGLetras/FURG, em 2013.
2. Anais do 3º Encontro Nacional de Pesquisadores em Periódicos Literários Brasileiros (ENAPEL), evento organizado pelo PPGLetras/FURG, em 2008.
-
20/06/202211h02Notícia
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E AUTOAVALIAÇÃO DO PROGRAMA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O Programa de Pós-Graduação em Letras da FURG estabelece o seu planejamento estratégico para o próximo quadriênio (2025-2028), a partir das seguintes metas:
. finalização da mudança das linhas de pesquisa da área de concentração em História da Literatura, processo iniciado no quadriênio passado;
. aumento da visibilidade do Programa, com a constante reelaboração do site e disponibilização de conteúdo em línguas estrangeiras;
. aprimoramento da visibilidade por meio do uso de redes sociais, em especial nas contas do Programa no YouTube, Facebook e no Instagram;
. promover a saída para pós-doutorado de professores das áreas de concentração, a partir de decisões de cada área e atendendo ao planejamento estipulado pelo Programa, em termos de qualificação docente;
. manutenção da relação entre as dissertações e teses defendidas e os projetos de pesquisa, as ementas de disciplinas e as linhas de pesquisa;
. continuidade do monitoramento do estágio de docência, que os discentes fazem em dois semestres, em disciplinas nos cursos de graduação em Letras da FURG, com o acompanhamento do professor regente da matéria. Somente os doutorandos com bolsa CAPES cumprem esta etapa, ficando responsável por, no máximo, 50% da disciplina, conforme determinação da CAPES, com o acompanhamento da coordenação do PPGL, do orientador do aluno e do professor da disciplina;
. disponibilidade contínua de cotas étnico-sociais nos editais de seleção e de bolsas para discentes, obedecendo aos critérios das políticas afirmativas da FURG (30%, a partir de 2025);
. manutenção dos editais de seleção de discentes no formato on-line, o que ocorreu a partir da pandemia, e continuaram ao longo de todo quadriênio, devido a uma orientação da PROPESP, no sentido de permitir que alunos de fora da cidade, do Rio Grande do Sul, ou mesmo do Brasil, possam fazer a seleção sem os custos relativos ao deslocamento. A estratégia tem dado certo, pois o Programa tem recebido, nos últimos anos, alunos de cidades como Jaguarão, Bagé, Pelotas, Porto Alegre, e de estados como Minas Gerais e Piauí;
. manutenção da nova categoria nos editais de seleção, os reingressantes, de modo a permitir que alunos que não tenham concluído seu Mestrado ou Doutorado possam reintegrarem-se ao Programa;
. manutenção da estrutura administrativa do Programa, com pequenas adequações, em especial a consolidação da Comissão de Autoavaliação, criada no quadriênio 2021-2024;
. manutenção da ótima estrutura física do Programa, cuja administração está localizada no Prédio do ILA, com duas salas que servem à secretaria e à coordenação. É intenção, em 2025 ou 2026, comprar um computador novo, para atender às constantes atualizações dos softwares, os quais, com o passar dos anos, exigem equipamentos adequados;
. ampliação, dentro dos limites viabilizados pelo número de bolsas de estudo, a inserção de orientandos estrangeiros, selecionados a partir de editais lançados por convênios internacionais, como OEA e PROAfri;
- organização de pelo menos um evento anual, em que haja o diálogo das áreas de concentração do Programa, assim como a oferta de apoio, por meio do PROAP, à ida de professores e alunos a eventos nacionais e internacionais;
. oferecimento de cursos de curta e longa duração para os discentes, mas que ao mesmo tempo sejam abertos a quaisquer interessados, a fim de oferecer caminhos teóricos e metodológicos não atendidos pelas disciplinas, e que possam ser usados como cursos livres - contando como créditos - para os alunos, do PPGL ou de outros programas, da FURG ou de outras instituições;
. promoção de cursos de formação continuada para os professores dos munícipios da região Sul do estado, por meio de programas como o ISF e o Centro de Línguas (CELE) do ILA, que conta com o auxílio de docentes e discentes em sua estrutura;
- revisão da catalogação dos acervos bibliográficos do Núcleo de Pesquisas Literárias (NPL) e do Núcleo de Estudos Canadenses (NEC), os maiores do ILA em número de volumes, a fim de atualizar o catálogo de livros, periódicos e jornais presentes em cada uma dessas bibliotecas setoriais, facilitando e universalizando a consulta;
. formalização de parcerias de solidariedade que já existem com universidades e instituições, brasileiras e estrangeiras, além de aumento das redes de cooperação em pesquisa com professores de universidades brasileiras e estrangeiras;
. aumento da participação em editais nacionais como o Edital Universal, PAEP e a Bolsa de Produtividade (PQ) do CNPq, e estaduais, da FAPERGS;
. manutenção da quantidade e da qualidade de publicação de capítulos em livros e de artigos em revistas com Qualis e indexadas, priorizando publicações que possam qualificar os aspectos de internacionalização do programa;
. aumento da publicação de textos em parceria de docentes com discentes e egressos, incentivando a publicação de livros com a organização de professores do Programa, e que tragam capítulos de participantes externos e de discentes e egressos do PPGL;
. estímulo da publicação de artigos e capítulos da parte dos alunos, inclusive em coautoria, junto aos professores;
. estímulo aos docentes para que mantenham atualizados seus projetos de pesquisa, sobretudo no aspecto referente ao tempo de duração, procurando evitar que ultrapassem o período de cinco anos;
. incentivo aos docentes para que continuem concorrendo a bolsas de Iniciação Científica - CNPq, FAPERGS e EPEC (bolsa própria da FURG) -, integrando os alunos de graduação aos projetos de pesquisa. Os professores do Programa possuem vários bolsistas de IC sob a sua supervisão, sendo que os docentes da pós-graduação, por sua produção diferenciada, são quem, em geral, acabam contemplados com as cotas de bolsas;
. incentivo aos docentes a participarem ativamente de associações nacionais e internacionais como ANPOLL, ABRALIN, ALAB, ALED, SIGET, GEL, AILP, ABRALIC, ABRAPLIP, AIL, BRASA etc.;
. acompanhamento dos orientandos em termos de saúde mental para evitar evasão, em especial depois da pandemia de Covid-19 e das enchentes de 2024, no Rio Grande do Sul, sendo que Rio Grande foi um dos municípios mais atingidos;
. promoção de eventos com os egressos que atuam em outras instituições universitárias e na rede escolar, aumentando a interação entre os titulados e o Programa, ao menos nos cinco anos posteriores à sua defesa;
. investimento em produtos tecnológicos, como eventos gravados, podcasts, programas de vídeo e produção acadêmica publicada em formato eletrônico, disponibilizando-os no site do PPGL (aba E-books: https://ppgletras.furg.br/e-books) e em seu canal do YouTube (https://www.youtube.com/@PPGLFURG), a fim de aumentar a exposição do Programa junto à comunidade externa;
. revitalização dos Cadernos Literários, revista do PPGL da FURG, a fim de recuperar a edição de 2024, que está atrasada;
. incentivo aos alunos para que participem das chamadas de Bolsa Sanduíche da CAPES e de programas de mobilidade acadêmica, para aqueles alunos que queiram se deslocar dentro do Brasil ou para o estrangeiro, por pouco tempo, para fazer pesquisas e visitas técnicas em bibliotecas, fundações, acervos e instituições;
. promoção de visibilidade, junto ao público em geral, das linhas de pesquisa mediante eventos e publicações intelectuais eletrônicas, como o projeto de Dicionário Eletrônico da Imprensa Literária em Língua Portuguesa, que teve o apoio do Edital Universal para sua consecução, e que neste quadriênio passado foi plenamente implementado (https://ppgletras.furg.br/dicionario);
. diversificação do corpo docente externo que participa das bancas de defesa final de Mestrado e de Doutorado, e dos exames de qualificação de Doutorado. Ainda que a coordenação e os docentes entendam que a participação presencial do arguidor externo de diferentes IES é muito importante, houve o incremento da participação de diferentes professores externos via ConferênciaWeb ou GoogleMeet, o que se tem mostrado satisfatório, uma vez que os equipamentos disponibilizados pelo ILA e pela Secretaria de Educação a Distância (SEaD) têm funcionado de modo adequado. O participação on-line dos arguidores garante o convite a diferentes professores, mesmo de instituições localizadas em cidades distantes do Rio Grande do Sul, pelo fato de não ser necessário dispender custos com transporte e hospedagem.
AUTOAVALIAÇÃO
A Comissão de Autoavaliação, formada em 2023, recebeu da coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras da FURG, no ano de 2024, novas diretrizes da CAPES para seu funcionamento. Iniciativas de autoavaliação ocorrem no PPGL desde 2019, tendo-se refletido no Relatório da Avaliação 2017-2020. Não obstante, sua composição e funcionamento eram, de um lado, mais restritos (não envolvia segmentos que não o docente) e, de outro, dispersos, porque envolviam todos os docentes, e apenas eles, não contando com um conjunto específico de procedimentos nem um grupo focado especificamente em autoavaliação.
A autoavaliação do PPGL da FURG consiste em uma autoanálise feita pela comunidade, a partir da sistematização de dados definidos pela coordenação. O coordenador e o coordenador adjunto não fazem parte da comissão, seguindo as normas da CAPES, mas fornecem todas as informações necessárias ao funcionamento desta.
Para o quadriênio 2025-2028, a Comissão de Autoavaliação do PPGL está assim constituída:
Representante docente: Kelli Machado da Rosa
Representante discente: João Vitor Xavier de Lima
Representante dos egressos: Caren Adriane Brandão Leon
Representante da comunidade externa: Daniel Baz dos Santos
Representante dos técnicos: Isabel Mendes Faria
Representante da PROPESP: Adriana Moreira Silveira
A comissão, por meio de reuniões bimestrais, terá por objetivo avaliar as seguintes ações, tendo em vista a missão e o planejamento estratégico do Programa, e as metas e os objetivos de curto, médio e longo prazos:
Metas de curto prazo:
- alteração das linhas de pesquisa da área de concentração em História da Literatura em função dos constantes comentários dos avaliadores da CAPES, nas últimas avaliações;
- consolidação da área de concentração em Estudos da Linguagem, implementada em 2018, e estando já em pleno funcionamento, inclusive com várias defesas e a segunda turma de Doutorado em 2024;
- estímulo aos docentes a manterem atualizados seus projetos de pesquisa, sobretudo no aspecto referente ao tempo de duração, procurando evitar que ultrapassem o período de cinco anos;
- busca contínua de maior diversificação do corpo docente externo que participa das bancas de qualificação e defesa de Mestrado e de Doutorado. Ainda que a coordenação e os docentes entendam que a participação presencial do arguidor externo de diferentes IES é muito importante, houve um incremento da participação de diferentes professores externos via webconferência, a partir da pandemia, o que se tem mostrado satisfatório e possibilita chamar professores de diferentes instituições, mesmo as mais longínquas do Rio Grande do Sul;
- organização de pelo menos um evento por ano no âmbito do Programa, dialogando com as suas linhas de pesquisa e com as áreas de concentração, em conjunto ou em separado;
- melhoria do tempo médio das defesas de dissertações e teses, procurando atender o prazo sugerido pela CAPES, respectivamente, 24 e 48 meses;
- desenvolvimento de um acompanhamento mais efetivo dos egressos, obtendo o registro de seus destinos (por no mínimo 5 anos após sua titulação);
Metas de médio prazo:
- manutenção do edital permanente de credenciamento de professores internos e/ou externos à FURG, em ambas as áreas de concentração, buscando acolher aqueles que, seja na condição de permanente ou colaborador, contribuam para consolidar e ampliar as pesquisas e as atividades de docência e/ou orientação;
- melhoria da distribuição de orientação entre os docentes, evitando que alguns tenham excesso de orientações e outros poucos orientandos. Neste sentido, cabe mencionar que o edital de seleção de alunos regulares indica o limite de vagas que cada orientador tem disponível para a seleção;
- incentivo para que alunos e professores participem de eventos nacionais e internacionais, auxiliando-os financeiramente, considerando-se as possibilidades permitidas pelo orçamento recebido pelo PROAP;
- estímulo de ações interinstitucionais com instituições estrangeiras, incrementando-se o relacionamento entre os professores das instituições e se estabelecendo parcerias de pesquisa, de docência e de publicação, bem como participação em eventos acadêmicos;
- ampliação, dentro dos limites viabilizados pelo número de bolsas de estudo, a inserção de orientandos estrangeiros selecionados a partir de editais lançados por convênios internacionais como OEA e PROAfri;
- incremento das iniciativas de intercâmbios e convênios com entidades nacionais e estrangeiras;
- manutenção e ampliação das atividades vinculadas e relacionadas à educação básica, promovendo a atualização e a formação dos professores que atuam nos Ensinos Fundamental e Médio, efetivando assim a integração entre o PPGL e a rede de ensino básico.
Metas de longo prazo:
- estímulo dos doutorandos a participar de novas edições do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE), da CAPES, qualificando ainda mais as teses escritas e defendidas;
- incentivo aos docentes, a par de publicarem sobretudo em revistas de Qualis A1, A2, A3, A4, B1 e B2, a escreverem e/ou organizarem livros, redigirem capítulos de livros, publicarem em anais de eventos, evitando a dispersão de textos em periódicos ou volumes de pouco impacto na área;
- incentivo aos docentes e discentes, bem como os egressos, a publicarem em coautoria;
- incentivo aos discentes a realizarem publicações preferencialmente em periódicos com Qualis A e B, bem como em anais de eventos nacionais e internacionais;
- melhoria do fluxo de publicação da revista do Programa, o periódico Cadernos Literários;
- revisão e catalogação dos volumosos acervos bibliográficos dos Núcleos de Pesquisas Literárias e de Estudos Canadenses, a fim de atualizar o número de volumes presentes em cada uma das bibliotecas, facilitando e universalizando-lhes a consulta.
Tendo em vista esses questionamentos, pode-se delinear que o projeto de autoavaliação do Programa tem os seguintes objetivos:
. acompanhar a atuação do PPGL, monitorando a qualidade da formação, da produção de conhecimento e seu impacto social;
. obter informações que conformem o planejamento estratégico e a tomada de decisões do Programa;
. identificar os pontos fortes e as fragilidades do Programa e propor medidas voltadas para garantir o bom desenvolvimento de suas ações.
-
03/04/202110h03Notícia
-
22/03/202109h28Notícia
-
04/12/202010h33Notícia
-
01/11/201809h57Notícia
Contato
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
INSTITUTO DE LETRAS E ARTES
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS
Av. Itália, km 8 - Bairro Carreiros - Rio Grande – RS - CEP 96.203-900
Fone (53) 3233-6614 - https://ppgletras.furg.br - e-mail: ppgletras@furg.br -
03/10/201713h35Notícia
Revista
A revista Cadernos Literários (ISSN: 1415-8132; e-ISSN: 2675-3804) é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Núcleo de Pesquisas Literárias (NPL), ambos do Instituto de Letras e Artes (ILA), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O periódico circula desde 1995, e tem por objetivo a divulgação de trabalhos inéditos relacionados à área dos Estudos Literários, em especial aqueles temas concernentes à área de concentração do Programa, História da Literatura, assim como às suas linhas de pesquisa: Literatura, História e Memória Literária; Literatura Sul-Rio-Grandense; Escrita Feminina.
O periódico apresenta as seguintes seções: Dossiê Temático, Seção Livre, Entrevistas, Documentos, Resenhas, Tradução e Criação.
Dossiê Temático: a seção é organizada por um ou mais pesquisadores, especialistas no tema da chamada, pertencentes à FURG ou não. Para essa seção, são aceitos artigos pertinentes à temática proposta. Por número, serão publicados de 5 a 15 textos nessa seção.
Seção Livre: serão aceitos trabalhos sobre assuntos relativos aos Estudos Literários, recebido em fluxo contínuo. Por número, serão publicados até 10 textos nessa seção.
Entrevistas: serão aceitas entrevistas com escritores, professores e pesquisadores brasileiros ou estrangeiros. Por número, serão publicados até 2 textos nessa seção.
Documentos: serão aceitos trabalhos de pesquisa que resgatem textos e/ou autores da história da literatura brasileira ou de outras literaturas nacionais. Por número, serão publicados até 2 textos nessa seção.
Resenhas: serão aceitos trabalhos que comentem e resenhem obras de teoria, crítica e história, ou ficcionais/poéticas, publicadas até dois anos antes da data de submissão à revista. Por número, serão publicados até 3 textos nessa seção.
Tradução: serão aceitas traduções de textos literários nos gêneros poéticos, narrativo e teatral, das línguas espanhola, inglesa e francesa, para o português. Por número, serão publicados até 3 textos nessa seção.
Criação: serão aceitos textos literários nos gêneros poético, narrativo e teatral. Por número, serão publicados até 3 textos nessa seção.
Todos trabalhos, em qualquer uma das seções, devem ser inéditos, e a sua submissão precisa se dar por meio dos meios indicados e dos prazos divulgados na página eletrônica da revista.
Podem submeter trabalhos mestrandos, mestres, doutorandos e doutores vinculados a instituições de ensino de nível superior, a institutos federais de educação ou a fundações de pesquisa.
As línguas aceitas para publicação são o português, o inglês, o espanhol e o francês. Quando em português, o texto deve apresentar título, resumo e palavras-chaves em inglês; quando nas demais línguas, deve apresentar título, resumo e palavras-chaves numa dessas línguas e também em português.
Coautoria: é admitida, desde que o texto seja efetivamente feito em conjunto. Orientação não deve ser encarada como coautoria; nesses casos, o texto deve ser assinado somente pelo orientando, podendo haver uma nota de rodapé apontando quem orientou o ensaio.
Entre as suas diversas seções, a revista publicará, por ano, ao menos quatorze textos, em número único anual ou distribuídos em dois números semestrais. Será aceita a publicação de apenas um artigo por autor, a cada ano.
Visando atender aos critérios de avaliação de periódicos científicos, a fim de evitar a endogenia, a revista Cadernos Literários limita-se a publicar, anualmente, no máximo 30% do número de artigos cujos autores sejam vinculados à FURG.
A publicação do trabalho implica a cessão integral dos direitos autorais à revista Cadernos Literários. Conceitos e opiniões veiculados nos textos são de responsabilidade dos autores, não coincidindo, necessariamente, com o ponto de vista do editor ou do Conselho Editorial da revista.
-
03/10/201713h34Notícia
Discentes
Perfil Discente:
O perfil do discente do Programa de Pós-Graduação em Letras da FURG, Mestrado e Doutorado, é composto, em geral, por egressos dos Cursos de Letras, História, Jornalismo, Direito, Educação dentre outras áreas transversais às Áreas de História da Literatura e Estudos da Linguagem, os quais objetivam integrar a formação de pesquisador à docência em nível superior, ensino médio ou fundamental, ou a outras atividades profissionais vinculadas a sua área de formação.
Perfil Egresso:
Os egressos do Programa de Pós-Graduação em Letras da FURG atuam principalmente em instituições acadêmicas, instituições de ensino fundamental e médio, municipais, estaduais e particulares, promovendo uma melhor qualidade e eficiência ao processo ensino-aprendizagem na área de Letras (língua e literatura). Em sua maioria, os egressos retornam ao Programa para participar de eventos, cursos, oficinas, relatos de experiência e de grupos de pesquisa, numa continuidade produtiva para o desempenho de suas funções. A estrutura curricular do Mestrado e do Doutorado do PPG em Letras da FURG foi proposta de modo a formar um profissional na área de Letras capaz de atuar como docente e pesquisador com um perfil que inclui:
- conhecimento profundo de sua área específica de atuação e capacidade de articulação com áreas afins para a construção de um conhecimento interdisciplinar;
- capacidade de assumir uma postura crítica em relação aos diferentes paradigmas de produção do conhecimento científico, incluindo a relevância do objeto de investigação, aspectos metodológicos, implicações teóricas e aplicações práticas;
- competência acadêmica para produzir trabalhos de pesquisa de qualidade publicável, capazes de gerar impacto nas áreas de História da Literatura e Estudos da Linguagem;
- capacidade de trabalhar em equipe, explorando os recursos de infraestrutura e sistemas de comunicação, não só de sua própria instituição, mas também de outras instituições e órgãos de fomento, estabelecendo parcerias e convênios;
- capacidade para orientar futuros pesquisadores, liderar grupos de pesquisa, avaliar propostas, projetos e trabalhos de colegas e gerir programas, núcleos ou centros de pesquisa;
- capacidade de interagir de modo produtivo com os diferentes segmentos de uma instituição de ensino, incluindo alunos, professores, funcionários e administradores;
- comprometimento com a educação, demonstrando capacidade de conviver com as diferenças, promover o diálogo, administrar conflitos e gerar condições de mudança e aprendizagem;
- capacidade de se envolver com os diferentes níveis de educação, do ensino fundamental ou universitário, incluindo o trabalho de extensão e educação continuada;
- consciência da importância de sua profissão como pesquisador e docente na área de Letras e das contribuições que essa área pode trazer para a construção da cidadania, identidade cultural e compromissos éticos.
-
03/10/201713h29Notícia
-
03/10/201713h28Notícia
Docentes
Mestrado e Doutorado em Letras
História da Literatura e Estudos da Linguagem
Área de Concentração: História da Literatura
Docentes permanentes:
Antônio Carlos Mousquer
E-mail: mousquer@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0826526460177224
Artur Emilio Alarcon Vaz
E-mail: arturvaz@furg.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9957483248768604
Francisco das Neves Alves
E-mail: franciscodasnevesalves@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5044950592575587
Gabriela Farias da Silva
E-mail: srtagabi@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/
5397370043144169 João Claudio Arendt
Email: joaoarendt@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4108580744111952
João Luis Pereira Ourique
E-mail: jlourique@yahoo.com.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4095677614469415
José Luís Giovanoni Fornos
E-mail: jlgforn@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4997309024681765
Jussemar Weiss Gonçalves
E-mail: jussemarw@furg.br
Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/0032205043966088
Lis Yana de Lima Martinez
E-mail: yana.flafy@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3289410998497809
Luciana Abreu Jardim
E-mail: lucianajardim.l@hotmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6231417008134925
Luciana Paiva Coronel
E-mail: lu.paiva.coronel@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7954506203630545
Mairim Linck Piva
E-mail: mairimpiva@furg.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0769534518604079
Marina Pereira Penteado
Email: marinapereira@furg.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1748010861441799
Mauro Nicola Póvoas
E-mail: mauropovoas@furg.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2452800676067368
Rosane Maria Cardoso
E-mail: cardoso.rosanem@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2580718280810312
Rubelise da Cunha
E-mail: rubelisecunha@furg.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0817496696307608
Sylvie Dion
E-mail: sylviedion@furg.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9347481800238496
Docentes colaboradores:
Eliane Terezinha do Amaral Campello
E-mail: elianecampello@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3821970797621831
Nubia Tourrucôo Jacques Hanciau
E-mail: nubiajh@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0395626004165160
Rodrigo Santos de Oliveira
E-mail: oliv.rod@hotmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6306629336111452
=======================================================
Área de Concentração: Estudos da Linguagem
Docentes permanentes:
Adail Ubirajara Sobral
E-mail: adail.sobral@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0397923948069690
Aracy Graça Ernst
E-mail: aracyep@terra.com.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0111697525286894
Carmen Lúcia Barreto Matzenauer
Email: carmen.matzenauer@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8424037117639177
Eliana da Silva Tavares
E-mail: elianafurg@yahoo.com.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2507753482731390
Gabriela Barboza
Email: barboza.gabrielab@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7564533638915290
Jean Carlos Gonçalves
E-mail: jeancarllosgoncalves@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8274122800491884
Kelli Machado da Rosa
E-mail: klro.rib@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0690535305313427
Letícia Cao Ponso
E-mail: lecapon@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3283021449206435
Luciana Pilatti Telles
E-mail: lucianapilatti@furg.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6384814626794738
Luciene Bassols Brisolara
E-mail: lucienebrisolara@furg.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2862266506544363
Rosely Diniz da Silva Machado
E-mail: roselymachado11@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8929671564435502
Sabatha Catoia Dias
E-mail: sabathacatoia@furg.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3389450097514723
Docente colaborador:
Ricardo Mendonça Petracca
E-mail: ricardo.petracca@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5567366171687453
Docente visitante:
Ivan Gabriel Grajales Melian
E-mail: melian.ivan77@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5203896222005684
-
03/10/201713h27Notícia
Ciclo Letivo
O PPGLETRAS apresenta um ciclo letivo baseado em semestres: 4 para Mestrado e 8 para Doutorado. Sendo assim, a matrícula nas disciplinas é realizada semestralmente. Os alunos matriculam-se em disciplinas Obrigatórias e Optativas.
CURSO DE MESTRADO
No Mestrado, o mínimo de 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas é cumprido com 9 (nove) créditos obrigatórios na Área de Concentração em História da Literatura e um mínimo de 15 (quinze) créditos em disciplinas optativas, e com 6 (seis) na Área de Concentração em Estudos da Linguagem e um mínimo de 18 (dezoito) créditos em disciplinas optativas. Além disso, caso haja interesse, os mestrandos podem matricular-se em outras disciplinas optativas, cumprindo um número de créditos além do mínimo exigido legalmente. Nesse sentido, tem-se registrado a tendência ao cumprimento de um número de créditos superior ao mínimo, o que se atribui: (a) à atualidade das disciplinas e dos temas nelas abordados, (b) à busca, pelos alunos, de formação sólida e abrangente, visando a concursos e a um mercado de trabalho exigente e competitivo.
CURSO DE DOUTORADO
No Doutorado na Área de Concentração de História da Literatura, o aluno precisa integralizar 36 (trinta e seis) créditos em disciplinas, que devem ser cursadas nos três primeiros semestres. O aluno pode solicitar o aproveitamento de créditos de mestrado, no total de 24 (vinte e quatro), e a solicitação será examinada pelo Programa com o objetivo de verificar a compatibilidade entre as disciplinas. Em todos os casos, os alunos precisarão cursar as discipinas obrigatórias Teoria da História e Teoria da História da Literatura. Tendo cumprido os créditos nas disciplinas, o candidato deverá submeter a Tese em preparação ao 'Exame de Qualificação' até no máximo 30 meses a partir da admissão no Programa.
No Doutorado na Área de Concentração de Estudos linguísticos, o aluno precisa integralizar 36 (trinta e seis) créditos em disciplinas, que devem ser cursadas nos três primeiros semestres. O aluno pode solicitar o aproveitamento de créditos de mestrado, no total de 24 (vinte e quatro), e a solicitação será examinada pelo Programa com o objetivo de verificar a compatibilidade entre as disciplinas. Em todos os casos, os alunos precisarão cursar as discipinas obrigatórias Seminário de Pesquisa em Estudos da Linguagem; Leituras Orientadas em Estudos de Linguagens; Aquisição, Aprendizagem e Ensino de Línguas; e Lingua(gem), Discurso e Ensino. Tendo cumprido os créditos nas disciplinas, o candidato deverá submeter a Tese em preparação ao 'Exame de Qualificação' até no máximo 30 meses a partir da admissão no Programa.
-
03/10/201713h26Notícia
Estrutura Curricular
Visando ao alcance dos objetivos propostos, à integração entre disciplinas, linhas e projetos de pesquisa, e ao oferecimento do mais avançado conhecimento em Letras nas Áreas de História da Literatura (HL) e Estudos da Linguagem (EL), com suporte teórico e perspectivas críticas, os Cursos de Mestrado e Doutorado estão organizados de modo a oferecer um núcleo básico de disciplinas obrigatórias em cada uma das áreas, o qual tem em vista a discussão e a pesquisa de conteúdos que permitam não só a solidificação de fundamentos conceituais da áreas de concentração, mas também o oferecimento de subsídios à escolha consciente, pelos alunos, de uma das linhas de investigação oferecidas pelo Programa.
CURSO DE MESTRADO
Na Área de História da Literatura, três disciplinas, desde 2002, constituem esse núcleo básico: Teoria da História, Teoria da História da Literatura e Seminário de Pesquisa.
Na Área de Estudos da Linguagem, duas disciplinas, desde 2018, constituem o núcleo básico: Bases Epistemológicas da Linguística e Seminário de Dissertação.
A formação oferecida pelo nível de Mestrado do PPG em Letras da FURG é complementada por disciplinas eletivas, para que os alunos integralizem o mínimo de 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas exigido pelo Regimento do Programa.
Disciplinas do Mestrado na Área de História da Literatura
Teoria da História da Literatura: A teoria da História da Literatura: caminhos e pressupostos. Problemas e perspectivas da História da Literatura. História e Literatura. O lugar da História da Literatura no âmbito das Letras e das Ciências Humanas.
Teoria da História: Exposição dos fundamentos teórico-metodológicos da História enquanto ciência. Análise dos principais paradigmas epistemológicos da História (Historicismo, Positivismo, Marxismo, Movimento dos Annales, Nova História e Irracionalismo Pós-Moderno), contextualizando o crescente otimismo burguês pós-Revolução Francesa e a crise da razão histórica na atualidade. A partir da fundamentação epistemológica do conhecimento histórico e das interpretações inerentes às problemáticas do objetivismo/subjetivismo, racionalismo/irracionalismo, modernidade/pós-modernidade, buscar refletir sobre os sentidos possíveis das formas de escrita da história no presente.
Seminário de Pesquisa: A pesquisa em Letras: escolha do tipo de pesquisa, delimitação do tema, formulação do problema, definição do corpus, opção pelo referencial teórico adequado. Hipóteses, instrumentos, documentação. O trabalho científico: natureza e características. Análise, crítica e elaboração de projetos de pesquisa.
História da Imprensa: A imprensa escrita e as Ciências Humanas e Sociais. A pesquisa com os jornais como fonte e/ou objeto de trabalho: história da imprensa e a história através da imprensa. A imprensa literária. A construção do discurso jornalístico: formações, modalidades e estratégias discursivas. O controle do discurso jornalístico. A análise do texto e da imagem no jornalismo. A evolução da imprensa e as conjunturas históricas nacional, regional e local.
Estética da Recepção: A estética da recepção em suas teses. As contribuições da estética da recepção para a História da Literatura.
História da Arte: Análise da Literatura e outras formas de manifestação artística, no âmbito da História da Arte. Relações da Literatura com a Música, as Artes Plásticas, o Cinema, o Teatro, a Arquitetura.
História da Leitura: A história da leitura: a formação do leitor; a mulher leitora; leitura e escola; a indústria do livro; a leitura da literatura.
História da Literatura Brasileira: As contribuições para a história da literatura brasileira ao tempo do Romantismo. As primeiras histórias da literatura brasileira. As histórias literárias brasileiras contemporâneas e seus critérios norteadores. As histórias literárias regionais.
Literatura de Expressão Feminina: História, mitos, cânone e tradição literária: o lugar das mulheres escritoras na historiografia literária. Cultura, ideologia e sociedade: a categoria gênero (gender). Gênero literário (genre) e gênero (gender). Fundamentos da teoria e a da crítica literária feminista.
Literatura do Rio Grande do Sul: A literatura do Rio Grande do Sul: das origens à contemporaneidade. O ensaio crítico e a historiografia literária sul-rio-grandense. A literatura sul-rio-grandense no contexto da literatura brasileira.
Literatura e História: Literatura e História: o entrecruzamento de discursos. A narratividade na História e na Literatura. As representações literárias da história. O romance histórico.
Teoria da Literatura: A teoria da literatura: formação e história. A teoria da literatura como ciência da literatura. Caminhos e pressupostos da teoria da literatura. Teoria da Literatura e História da Literatura.
Teoria dos Gêneros: A teoria dos gêneros literários: a épica, a lírica, a dramática. A teoria dos gêneros e a crise da modernidade e da pós-modernidade. Teoria dos gêneros e História da Literatura.
Literatura Comparada: Conceitos fundamentais no âmbito da Literatura Comparada. Vertentes da Literatura Comparada: o comparatismo francês e o comparatismo americano. A Literatura Comparada na América Latina. A Literatura Comparada no Brasil. Literatura Comparada e História da Literatura.
Tópicos Avançados de Literatura Brasileira: Estudo de tópico(s) específico(s) no âmbito da literatura brasileira.
Tópicos Avançados de Literatura Comparada: Estudo de tópicos específicos no âmbito da Literatura Comparada.
Tópicos Avançados de História da Literatura: Estudo de tópico específico da História da Literatura, ou das histórias literárias nacionais e regionais.
Disciplinas do Mestrado na Área de Estudos da Linguagem
Bases Epistemológicas da Linguística: Constituição da Linguística como ciência. Panorama de diferentes correntes linguísticas e seus programas para a abordagem dos fenômenos da linguagem.
Seminário de Dissertação: O texto argumentativo: desafios na construção de um argumento coeso e coerente. Explicitação das diretrizes para a elaboração de uma dissertação de mestrado. Reflexão sobre essas diretrizes. Análise e discussão dos projetos de dissertação.
Estudos de Aquisição e Aprendizagem de Línguas: Estudo dos principais construtos teóricos sobre aquisição e aprendizagem de línguas. Implicações pedagógicas das teorias para o processo de ensino e aprendizagem.
Gêneros Discursivos e Ensino de Línguas: Tratamento de questões teórico-metodológicas relativas ao ensino de gêneros discursivos na escola. Análise de sequências didáticas de gênero como instrumento para formação de professores de línguas. Discussão dos usos e funções sociais de diferentes linguagens e suas implicações para a compreensão dos múltiplos letramentos.
Cultura e Identidade no Ensino de Línguas: Os conceitos de cultura e de identidade na contemporaneidade a partir da problematização da noção de língua sob diferentes enfoques teóricos. As relações entre linguagem e cultura digital. Os construtos de cultura e de identidade no ensino de línguas.
Formação Metodológica do Professor de Línguas: Estudo das correntes teóricas e tendências investigativas na área de formação do professor de línguas. Reflexão a partir das bases teóricas sobre as metodologias de ensino de línguas.
Pesquisa em Linguística Aplicada - Teoria e Prática: Estudos contemporâneos em Linguística Aplicada. Ancoragem teórico-epistemológica da Língua Materna e de Línguas Estrangeiras como disciplinas escolares. Linguística Aplicada e os usos sociais da linguagem na escola. Discussão de concepções teórico-metodológicas que embasam o ensino de leitura e de escrita no contexto escolar.
Leitura, Letramento Literário e Mediação Pedagógica: Ensino da leitura no ambiente escolar a partir da perspectiva de linguagem como um fenômeno social. A leitura e suas práticas sociais. Práticas de leitura para diferentes letramentos. Letramento literário. Ensino de literatura. Leitura e mediação pedagógica. Sociologia da leitura.
Ensino e Aprendizagem de Língua e Literatura Estrangeira: A língua estrangeira (LE) sob a perspectiva dos estudos de letramento. O ensino de LE sob a perspectiva do interacionismo sociodiscursivo. Observação da realidade de ensino de LE na escola. Aprendizagem por projetos. O ensino de literatura estrangeira: desafios socioculturais e linguísticos. Letramento literário em literaturas estrangeiras.
Estudos de Letramento: Panorama da história da escrita. Modelos e concepções de letramento. Estudo das diferentes dimensões, perspectivas e efeitos do letramento. Estudo das relações oralidade/ letramento e alfabetização/letramento.
Letramento Digital: Processos de construção de sentido no contexto das tecnologias digitais da informação e comunicação. Discussão sobre Internetês, hipertexto, hipermídia e hipermodalidade. Cultura digital e identidade. Letramentos digitais na escola.
Aspectos Estruturais do Português: Análise estrutural da língua pelo viés fonético-fonológico. A fonologia e sua interface com os demais componentes da gramática: implicações para o ensino.
Variação Linguística e Ensino: A Teoria da Variação: aspectos metodológicos. Estudo da diversidade da língua nas abordagens da Dialetologia, da Sociolinguística e da Linguística Histórica: contribuições para o ensino.
Estudos em Análise do Discurso: Fundamentos epistemológicos da Análise do Discurso Francesa. Sujeito, ideologia, condições de produção, formação discursiva, interdiscurso, forma-sujeito. Estudo da relação entre discurso, história e memória.
Análise do Discurso e Ensino: Processos de formulação, constituição e circulação de sentidos na/da escola. A noção de língua, texto, discurso, práticas de leitura e escrita na perspectiva da Análise do Discurso Francesa.
Estudos Enunciativos da Linguagem: Constituição do campo dos estudos enunciativos da linguagem. Bases epistemológicas de teorias enunciativas. Desdobramentos teórico-metodológicos: análises enunciativas da linguagem.
Enunciação e Ensino: O ponto de vista enunciativo de estudo da linguagem. Desdobramentos da Teoria da Enunciação para os estudos textuais e discursivos. Enunciação e ensino: diálogos interdisciplinares. Deslocamentos teórico-metodológicos para a abordagem da leitura e da produção de textos orais e escritos em sala de aula. Implicações para o processo de avaliação.
CURSO DE DOUTORADO
No Doutorado na Área de Concentração em História da Literatura, o aluno precisa integralizar 15 (quinze) créditos em disciplinas (caso sejam aproveitados os vinte e quatro créditos cursados do Mestrado), que deverão ser cursados ao longo dos três primeiros semestres do curso. Caso não tenha realizado o Mestrado em Letras na FURG, o aluno precisará fazer as disciplinas obrigatórias Teoria da História e Teoria da História da Literatura. Tendo o doutorando cumprido os créditos em disciplinas, precisa submeter a Tese em elaboração ao ‘Exame de Qualificação’ até, no máximo, 30 meses a contar do ingresso no curso.
No Doutorado na Área de Concentração em Estudos da Linguagem, o aluno precisa integralizar 36 (trinta e seis) créditos em disciplinas, que deverão ser cursados ao longo dos três primeiros semestres. O aluno poderá solicitar o aproveitamento de créditos do Mestrado, no limite de 24 (vinte e quatro), devendo a solicitação ser examinada pelo programa para fins de verificação da compatibilidade entre disciplinas. Em todos os casos, o aluno precisará fazer as disciplinas obrigatórias Seminário de Pesquisa em Estudos da Linguagem; Leituras Orientadas em Estudos de Linguagens; Aquisição, Aprendizagem e Ensino de Línguas; e Lingua(gem), Discurso e Ensino. Tendo o doutorando cumprido os créditos em disciplinas, precisa submeter a Tese em elaboração ao ‘Exame de Qualificação’ até, no máximo, 30 meses a contar do ingresso no curso.
Disciplinas do Curso de Doutorado na Área de História da Literatura
Teoria da História da Literatura: A teoria da História da Literatura: caminhos e pressupostos. Problemas e perspectivas da História da Literatura. História e Literatura. O lugar da História da Literatura no âmbito das Letras e das Ciências Humanas.
Teoria da História: Exposição dos fundamentos teórico-metodológicos da História enquanto ciência. Análise dos principais paradigmas epistemológicos da História (Historicismo, Positivismo, Marxismo, Movimento dos Annales, Nova História e Irracionalismo Pós-Moderno), contextualizando o crescente otimismo burguês pós-Revolução Francesa e a crise da razão histórica na atualidade. A partir da fundamentação epistemológica do conhecimento histórico e das interpretações inerentes às problemáticas do objetivismo / subjetivismo, racionalismo / irracionalismo, modernidade / pós-modernidade, buscar refletir sobre os sentidos possíveis das formas de escrita da história no presente.
História da Narrativa Brasileira: História da narrativa brasileira: do Romantismo à contemporaneidade. Estudo de autores e obras significativos para a configuração do sistema literário brasileiro.
História da Poesia Brasileira: História da poesia brasileira: das origens à contemporaneidade. Estudo de autores e obras significativos para a configuração do sistema literário brasileiro.
História da Dramaturgia Brasileira: História da dramaturgia brasileira: das origens à contemporaneidade. Estudo de autores, peças de teatro e grupos teatrais significativos para a configuração do sistema literário e teatral brasileiro.
Temas de História da Literatura Ocidental: Literatura Ocidental - conceito e abrangência. A Literatura Ocidental a partir de uma perspectiva diacrônica: a Antiguidade, a Idade Média e a Era Moderna. Estudo de autores e obras que constituem o cânone ocidental.
História da Literatura Portuguesa: As origens. Expansionismo. Identidade nacional. Viagens interculturais. Colonialidades. Diásporas. Transnacionalização. Transversalidades. Territorialidades. Cultura de fronteira. Globalização. A morte da nação.
História das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa: Primeiras manifestações. Confluências literárias. Periódicos literários. Sociedade e história. Colonialismo. Diásporas. Utopias. Oratura e letramento. Línguas. Guerras. Etnia. Raça. Religiosidades. Mitos. Identidades culturais. Pós-colonialismo. Globalização.
Literatura de Autoria Feminina: Teorias críticas feministas, história, discurso e representação. Cânone e tradição literária. Gênero como categoria de análise. Feminismo como crítica da modernidade. Mulher, raça, etnia e subalternidade.
Temas de História da Literatura do Rio Grande do Sul: Panorama da literatura do Rio Grande do Sul na prosa, na poesia, no teatro, no ensaio e na historiografia, das primeiras manifestações poético-ficcionais até a literatura contemporânea. Relações entre as literaturas sul-rio-grandense, brasileira e platina. Romantismo sulino, cor local e literatura gauchesca. Regionalidade e universalidade. Construção e desconstrução do mito do gaúcho. Relações entre literatura e história.
Literatura e Americanidade: Relações literárias interamericanas. Reflexão teórica sobre as origens da americanidade. Literatura e identidade nas Américas. Americanidade e transculturalidade. Hibridismo cultural e literário.
Literatura e Oralidade: Os diferentes gêneros da literatura oral e da literatura popular como práticas culturais. A relação entre o oral e o escrito, entre as narrativas orais e as formas literárias.
Literatura Autobiográfica, Histórias, Memórias e Tempos: Gênero autobiográfico - conceitos, variações estético-literárias, tipologias. Relações temáticas para o gênero. Referencialidade e ficcionalidade, autorreferencialidade e ficção. Gêneros literários e variações autobiográficas.
Literatura, Fontes Primárias e Periodismo: História da literatura e fontes. Resgate histórico-literário a partir de fontes primárias e do periodismo literário. Jornalismo e literatura. Imprensa literária: jornais, revistas, almanaques. Sistema literário. Cânone e margens. Rastro. Materialidade da literatura. Pesquisa em acervos, arquivos e bibliotecas.
Leituras Orientadas: Leitura orientada de temas concernentes às áreas de concentração e linhas de pesquisa do Programa: História da Literatura; Escrita Feminina; Literatura Sul-Rio-Grandense; Literatura, História e Memória.
Disciplinas do Curso de Doutorado na Área de Estudos da Linguagem
Seminário de Pesquisa em Estudos da Linguagem: Questões epistemológicas das ciências, em geral, das Ciências Humanas e da Linguística; paradigmas de investigação: abordagens quantitativas e qualitativas na construção do conhecimento; a ciência e seus embates: entre defensores, detratores e impostores; as distintas visões da Linguística como ciência disciplinar, interdisciplinar, indisciplinar e transdisciplinar; o compromisso social do campo de estudos da linguagem.
Leituras Orientadas em Estudos de Linguagens: Definição e delimitação do objeto e dos objetivos do estudo e sua justificativa; princípios teóricos, históricos e epistemológicos que instituem o paradigma e a metodologia de pesquisa e análise dos dados; princípios éticos envolvidos no projeto; a literatura da área e os dispositivos socioculturais e institucionais que articulam os conteúdos abordados na pesquisa; a especificidade das pesquisas de cunho quantitativo, qualitativo e qualiquantitativo.
Aquisição, Aprendizagem e Ensino de Línguas.: O fenómeno da aquisição da linguagem; a variação como inerente aos sistemas linguísticos; análise do funcionamento dos processos de variação e de aquisição do Português Brasileiro e de outras línguas naturais; relações entre o uso variável da língua e o processo de aquisição da linguagem; os processos de variação e de aquisição no ensino da língua materna e de línguas estrangeiras.
Lingua(gem), Discurso e Ensino: Bases teóricas da pesquisa linguística voltada à linguagem em funcionamento; a constituição formal e discursiva de diferentes textualidades a partir da reflexão sobre princípios e categorias analíticas aplicados ao discurso; Linguística Textual; Pragmática; Enunciação; Análises do Discurso; linguagem, discurso e ensino; didática do ensino de línguas.
Linguística Aplicada e Transdisciplinaridade: Perspectivas da Linguística Aplicada na contemporaneidade; Articulação entre Linguagem e Sociedade; Epistemologias da LA: do disciplinar ao transdisciplinar; Linguística Aplicada de Vertente Crítica.
Pesquisa em Linguística Aplicada: Paradigmas científicos e pesquisa em Linguística Aplicada; Educação linguística e produção de conhecimento; Fundamentos epistemológicos e metodologias da LA; Ética e pesquisa em LA; Divulgação científica.
Tópicos em Fonética, Fonologia e Variação: Abordagem a fenómenos segmentais e prosódicos, com base em diferentes modelos teóricos, no que tange à aquisição e à variação em língua materna ou adicional.
Tópcios em Ensino e Aprendizegem da Fonologia de Línguas Adicionais: O tratamento da pronúncia na aquisição de línguas adicionais; o papel da instrução explícita na aprendizagem da fonologia de línguas adicionais; foco na forma; variabilidade da interlíngua; ensino comunicativo de pronúncia; inteligibilidade e natividade.
Tópicos Especiais em Análise do Discurso Político: Teoria e análise do discurso político produzido em diferentes materiais idades, relacionando-os a conjunturas sócio-históricas determinadas; o político e a política; o discurso político e a ideologia; o discurso político e a mídia; o sujeito da política: cinismo e perversão; o sujeito da política: a mentira como estratégia política; o discurso político: a questão racial e o ensino.
Tópcios Especiais em Estudos da Significação: Teoria e Análise dos Processos de Significação; Conceptualização; Referência; Significado; Sentido; Categorização; Quantificação (escopo); implícitos (pressuposição, implicatura e acarretamento); considerando seus aspectos cognitivos, semântico-linguísticos, pragmáticos, enunciativos e discursivos.
Tópicos Especiais em Teoria e Análise Dialógica do Discurso: Bases Filosóficas da Teoria e Análise Dialógica do Discurso; Concepção Dialógica de Linguagem; Língua, Linguagem e Relações Dialógicas; Géneros do Discurso, Projeto Enunciativo e Arquitetônica; Dialogismo, Estética e Ética; Dialogismo e Identidade; Texto, Discurso e Género: implicações práticas; Dialogismo, subjetividade e consciência.
-
03/10/201713h25Notícia
Apresentação
-
O Programa de Pós-Graduação em Letras tem como objetivo principal a formação de recursos humanos capacitados para o desenvolvimento da pesquisa e do ensino nas áreas de História da Literatura e Estudos da Linguagem.
A área de História da Literatura tem as seguintes Linhas de Pesquisa:
- ESCRITA FEMININA: a linha de pesquisa objetiva o estudo da produção literária de autoria feminina, a partir dos princípios teóricos fornecidos pela História da Literatura e pela Teoria e Crítica Feministas.
- LITERATURA, HISTÓRIA E MEMÓRIA LITERÁRIA: tem por objetivo o estudo das relações entre Literatura e História, em suas diferentes possibilidades, como aquelas relativas à escrita de histórias da literatura e as referentes ao entrecruzamento dos discursos histórico e literário, no âmbito de diferentes gêneros, a partir de fundamentação teórica fornecida pela Teoria da Literatura e pela Teoria da História da Literatura.
- LITERATURA SUL-RIO-GRANDENSE: a linha de pesquisa Literatura Sul-Rio-Grandense tem por objetivo o estudo do sistema literário regional a partir de perspectivas fornecidas pela História da Literatura.
A área de Estudos da Linguagem tem as seguintes Linhas de Pesquisa:
- AQUISIÇÃO, APRENDIZAGEM E ENSINO DE LÍNGUAS: esta linha de pesquisa visa aos estudos sobre aquisição, aprendizagem e ensino de línguas, contemplando bases teóricas e metodológicas sobre a linguagem em suas diferentes manifestações, por meio de diferentes suportes e sob variadas formas no ambiente escolar, entendido como espaço de produção de cultura e de formação identitária.
- LÍNGUA(GEM), DISCURSO E ENSINO: Esta linha de pesquisa contempla estudos que fundamentam a reflexão sobre a língua(gem) com ênfase em aspectos linguísticos, discursivos e enunciativos em diferentes contextos de uso, sob distintas formas de mediação, incluindo a tecnológica, com implicações para o campo do ensino.
-
O PPGLetras da Universidade Federal do Rio Grande tem como objetivos gerais:
- Formar pesquisadores-docentes e promover a produção de conhecimento nas áreas de História da Literatura (único curso oferecido na área da Região Sul do Brasil) e na área de Estudos da Linguagem.
- Proporcionar a docentes da área de Letras e a outros profissionais que atuem na literatura, linguagem e áreas afins um programa de pesquisas e estudos, teóricos e aplicados, visando a uma melhor qualificação e a uma integração com profissionais da área.
Os objetivos específicos do PPGLetras da FURG são:
- Implementar e fortalecer as condições para a pesquisa na região, dentro e fora da universidade, através da institucionalização e da consolidação de projetos e grupos de pesquisa, incentivando a cooperação interinstitucional em âmbito nacional e internacional.
- Proporcionar aos professores de universidades e escolas da rede pública e particular, assim como a outros profissionais que utilizam a literatura e as linguagens como seu principal objeto de trabalho, oportunidade de formação continuada e de desenvolvimento dos conhecimentos literários e linguísticos necessários à sua prática pedagógica e/ou profissional.
- Oferecer aos alunos dos cursos de Letras da Região Sul do Estado e dos países do Mercosul, bem como, para o nível de Doutorado, aos egressos de cursos de Mestrado em Letras e áreas afins, a oportunidade de uma formação avançada em pesquisa e de uma prática pedagógica diferenciada, através da participação em projetos vinculados às linhas de pesquisa do Programa.
- Propiciar aos professores-pesquisadores da FURG e das outras universidades da região a oportunidade de consolidar e ampliar suas pesquisas, pela incorporação de novos projetos e pelo contato com novos pesquisadores.
- Contribuir com os estudos sobre memória e acervos literários e linguísticos nos âmbitos local, nacional e transnacional, com uma abordagem interdisciplinar;
- Contribuir com a memória e os acervos literários e de imprensa da cidade do Rio Grande, Fronteira Sul e Região Sul do Brasil através de projetos de pesquisa e de conservação de acervos de imprensa e literários na Biblioteca Rio-Grandense;
- Contribuir com a memória e os acervos literários e de imprensa do Brasil com o resgate e fortalecimento da memória linguística, literária e cultural de autores locais, das migrações características de uma cidade costeira e portuária, e dos povos minoritários (indígenas, quilombolas, refugiados).COORDENAÇÃO (2025-2026)
Coordenador: Prof. Dr. Mauro Nicola Póvoas
Coordenadora Adjunta: Profa. Dra. Marina Pereira Penteado
SECRETÁRIA
Técnica-administrativa Isabel Mendes Faria
CONSELHO ASSESSOR
Prof. Dr. Mauro Nicola Póvoas
Profa. Dra. Marina Pereira Penteado
Prof. Dr. José Luís Giovanoni Fornos
Profa. Dra. Rubelise da Cunha
Prof. Dr. Adail Ubirajara Sobral
Profa. Dra. Sabatha Catoia Dias
COMISSÃO DE BOLSAS
Prof. Dr. Mauro Nicola Póvoas
Profa. Dra. Marina Pereira Penteado
Representante docente: Profa. Dra. Luciene Bassols Brisolara
Representante discente: Livia Ayter Santos
COMISSÃO DE AUTOAVALIAÇÃO
Representante docente: Kelli Machado da Rosa
Representante discente: João Vitor Xavier de Lima
Representante dos egressos: Caren Adriane Brandão Leon
Representante da comunidade: Daniel Baz dos Santos
Representante dos técnicos: Isabel Mendes Faria
Representante da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPESP): Adriana Moreira Silveira
BREVE HISTÓRICO DO PPGL
O Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado na Área de História da Literatura, teve sua implantação aprovada pela Capes no segundo semestre de 2001, entrando em efetivo funcionamento a partir de 2002. Com a consolidação do Mestrado e a nota 4 de avaliação da CAPES, foi aprovado em 2011 e implantado a partir de 2012 o Doutorado na Área de História da Literatura. A atuação e importância do curso na região estava consolidada, recebendo avaliações com referências elogiosas da CAPES quanto a sua estruturação, funcionamento e impacto regional e nacional, visto ser o único Programa com Área de Concentração específica em História da Literatura na Região Sul e ter grande impacto social no sistema escolar e em projetos com a comunidade local, como os projetos de acervos literários e de imprensa desenvolvidos na Biblioteca Rio-Grandense.
A área de concentração em Estudos da Linguagem do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) iniciou no ano de 2018, com a abertura do curso de mestrado. O curso de mestrado em Estudos da Linguagem da FURG surge com um perfil diferente dos demais cursos da região, visto que apresenta em sua proposta de origem um vínculo de pesquisa que busca focar na educação. A proposta da nova área de concentração agrega linhas e grupos de pesquisa interessados na reflexão acerca dos fenômenos linguísticos em seus diferentes níveis de análise, da relação entre lingua(gem) e produção de sentido, bem como dos processos de aquisição, aprendizagem e ensino de línguas.
A partir de 2021, com a consolidação do nível de Mestrado em Estudos da Linguagem, o Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) passou a oferecer também Doutorado em Estudos da Linguagem, com a primeira seleção em 2022.
-