Introduction
Welcome to the website of the Graduate Program in Letters (PPGL) at the Federal University of Rio Grande.
PPGL - FURG, founded in 2001, has two concentration areas - in History of Literature and in Language Studies – offering to the community a wide scope of research in the fields of Letters and Linguistics through the projects of its researchers.
Sem categoria
-
21/03/202509h19Notícia
Acompanhamento de egressos
Resultados do acompanhamento de egressos da pós-gradução Stricto Sensu da FURG.
Pesquisa realizada pela PROPESP e pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FURG, no 2º semestre de 2024.
-
13/02/202511h09Notícia
Livros, dossiês temáticos e anais
Espaço para divulgação da produção intelectual de docentes, discentes e egressos do Programa, por meio da disponibilização de arquivos eletrônicos de livros, dossiês de periódicos, coleções e anais de eventos
Livros
1. Escritoras negras do Rio Grande do Sul. Organizadores: Artur Emilio Alarcon Vaz, Mairim Linck Piva, Rafael Eisinger Guimarães e Rosane Maria Cardoso. Prefácio de Sátira Pereira Machado. Campinas: Pontes, 2024. Livro publicado por meio do Programa "Trabalho Extensionista de Integração e Ação Socioambiental da Pós-Graduação da FURG" (TEIAS-PG), financiado pela CAPES no âmbito do Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (Proext-PG).
2. Poesia no espelho: diálogos de autopoética. Organizadoras: Aimée G. Bolaños e Lilian Ney. Rio Grande: Ed. da FURG, 2024.
3. O eu e o outro: literatura e diferença na escola - Guia para docentes. Organizadoras: Rosane Maria Cardoso e Rosiene Almeida Souza Haetinger. Caxias do Sul: EDUCS, 2024.
4. O homem maldito: romance brasileiro, de Carlos Eugênio Fontana (1858). Organizadores: Artur Emilio Alarcon Vaz e Sheila Fernandez Garcia. Rio Grande: Ed. da FURG, 2024.
5. Practica Ele: actividades para entrenar la oralidad. Luciene Bassols Brisolara et al. Campinas: Pontes. 2024.
6. O Período Vitoriano: rastros literários e desdobramentos. Organizadores: Sandra Sirangelo Maggio e Valter Henrique de Castro Fritsch. Porto Alegre: Zouk, 2023.
7. Reflexões sobre tradução e cultura. Organizadores: Adail Ubirajara Sobral, Artur Emilio Alarcon Vaz, Daniele Corbetta Piletti, Flávia Giaccobo Ribeiro, Rodrigo da Rosa Pereira e Wellington Freire Machado. Pelotas: Morus, 2022.
8. Aspectos do romance de fantasia: motivos míticos e maravilhosos na literatura. Organizadores: Valter Henrique de Castro Fritsch, Fabian Quevedo da Rocha e Regina Zilberman. Rio Grande: Ed. da FURG, 2022.
9. Literatura e arte no antropoceno: conceitos e representações. Organizadoras: Marina Pereira Penteado e Sonia Torres. Rio de Janeiro: Makunaima, 2021.
10. Sexualidades e identidades culturais, de David William Foster. Organizadores: João Luis Pereira Ourique e Lizandro Carlos Calegari. Pelotas: Ed. da UFPel, 2020.
11. 170 anos da Biblioteca Rio-Grandense: interfaces entre literatura e história. Organizadores: Francisco das Neves Alves e Mauro Nicola Póvoas. Rio Grande: Pluscom, 2017.
Dossiês de periódicos
1. Dossiê “Literatura do Rio Grande do Sul: personagens, espaços e temporalidades”, Revista da Anpoll, Florianópolis, n. 55 (2024). Organizadores: Maria Eunice Moreira, Mauro Nicola Póvoas e Regina Kohlrausch.
2. Dossiê "A literatura no fim dos tempos: poéticas negativas do Antropoceno", Abusões, Rio de Janeiro, n. 24, v. 2 (2024). Organizadores: João Pedro Bellas, Marina Pereira Penteado e Natalia López Rico.
3. Dossiê "Fonologia e interfaces", Working Papers em Linguística, Florianópolis, n. 24, n. 1 (2023). Organizadoras: Carmen Lúcia Barreto Matzenauer e Cláudia Regina Brescancini.
Coleções
1. Edições da Biblioteca Rio-Grandense - Coleções "Rio-Grandense", "Documentos" e "Elas" - Coordenador das coleções: Francisco das Neves Alves.
Anais
1. Anais do II Encontro Sul Letras, evento organizado pelo PPGLetras/FURG, em 2013.
2. Anais do 3º Encontro Nacional de Pesquisadores em Periódicos Literários Brasileiros (ENAPEL), evento organizado pelo PPGLetras/FURG, em 2008.
-
20/06/202211h02Notícia
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E AUTOAVALIAÇÃO DO PROGRAMA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O Programa de Pós-Graduação em Letras da FURG estabelece o seu planejamento estratégico para o próximo quadriênio (2025-2028), a partir das seguintes metas:
. finalização da mudança das linhas de pesquisa da área de concentração em História da Literatura, processo iniciado no quadriênio passado;
. aumento da visibilidade do Programa, com a constante reelaboração do site e disponibilização de conteúdo em línguas estrangeiras;
. aprimoramento da visibilidade por meio do uso de redes sociais, em especial nas contas do Programa no YouTube, Facebook e no Instagram;
. promover a saída para pós-doutorado de professores das áreas de concentração, a partir de decisões de cada área e atendendo ao planejamento estipulado pelo Programa, em termos de qualificação docente;
. manutenção da relação entre as dissertações e teses defendidas e os projetos de pesquisa, as ementas de disciplinas e as linhas de pesquisa;
. continuidade do monitoramento do estágio de docência, que os discentes fazem em dois semestres, em disciplinas nos cursos de graduação em Letras da FURG, com o acompanhamento do professor regente da matéria. Somente os doutorandos com bolsa CAPES cumprem esta etapa, ficando responsável por, no máximo, 50% da disciplina, conforme determinação da CAPES, com o acompanhamento da coordenação do PPGL, do orientador do aluno e do professor da disciplina;
. disponibilidade contínua de cotas étnico-sociais nos editais de seleção e de bolsas para discentes, obedecendo aos critérios das políticas afirmativas da FURG (30%, a partir de 2025);
. manutenção dos editais de seleção de discentes no formato on-line, o que ocorreu a partir da pandemia, e continuaram ao longo de todo quadriênio, devido a uma orientação da PROPESP, no sentido de permitir que alunos de fora da cidade, do Rio Grande do Sul, ou mesmo do Brasil, possam fazer a seleção sem os custos relativos ao deslocamento. A estratégia tem dado certo, pois o Programa tem recebido, nos últimos anos, alunos de cidades como Jaguarão, Bagé, Pelotas, Porto Alegre, e de estados como Minas Gerais e Piauí;
. manutenção da nova categoria nos editais de seleção, os reingressantes, de modo a permitir que alunos que não tenham concluído seu Mestrado ou Doutorado possam reintegrarem-se ao Programa;
. manutenção da estrutura administrativa do Programa, com pequenas adequações, em especial a consolidação da Comissão de Autoavaliação, criada no quadriênio 2021-2024;
. manutenção da ótima estrutura física do Programa, cuja administração está localizada no Prédio do ILA, com duas salas que servem à secretaria e à coordenação. É intenção, em 2025 ou 2026, comprar um computador novo, para atender às constantes atualizações dos softwares, os quais, com o passar dos anos, exigem equipamentos adequados;
. ampliação, dentro dos limites viabilizados pelo número de bolsas de estudo, a inserção de orientandos estrangeiros, selecionados a partir de editais lançados por convênios internacionais, como OEA e PROAfri;
- organização de pelo menos um evento anual, em que haja o diálogo das áreas de concentração do Programa, assim como a oferta de apoio, por meio do PROAP, à ida de professores e alunos a eventos nacionais e internacionais;
. oferecimento de cursos de curta e longa duração para os discentes, mas que ao mesmo tempo sejam abertos a quaisquer interessados, a fim de oferecer caminhos teóricos e metodológicos não atendidos pelas disciplinas, e que possam ser usados como cursos livres - contando como créditos - para os alunos, do PPGL ou de outros programas, da FURG ou de outras instituições;
. promoção de cursos de formação continuada para os professores dos munícipios da região Sul do estado, por meio de programas como o ISF e o Centro de Línguas (CELE) do ILA, que conta com o auxílio de docentes e discentes em sua estrutura;
- revisão da catalogação dos acervos bibliográficos do Núcleo de Pesquisas Literárias (NPL) e do Núcleo de Estudos Canadenses (NEC), os maiores do ILA em número de volumes, a fim de atualizar o catálogo de livros, periódicos e jornais presentes em cada uma dessas bibliotecas setoriais, facilitando e universalizando a consulta;
. formalização de parcerias de solidariedade que já existem com universidades e instituições, brasileiras e estrangeiras, além de aumento das redes de cooperação em pesquisa com professores de universidades brasileiras e estrangeiras;
. aumento da participação em editais nacionais como o Edital Universal, PAEP e a Bolsa de Produtividade (PQ) do CNPq, e estaduais, da FAPERGS;
. manutenção da quantidade e da qualidade de publicação de capítulos em livros e de artigos em revistas com Qualis e indexadas, priorizando publicações que possam qualificar os aspectos de internacionalização do programa;
. aumento da publicação de textos em parceria de docentes com discentes e egressos, incentivando a publicação de livros com a organização de professores do Programa, e que tragam capítulos de participantes externos e de discentes e egressos do PPGL;
. estímulo da publicação de artigos e capítulos da parte dos alunos, inclusive em coautoria, junto aos professores;
. estímulo aos docentes para que mantenham atualizados seus projetos de pesquisa, sobretudo no aspecto referente ao tempo de duração, procurando evitar que ultrapassem o período de cinco anos;
. incentivo aos docentes para que continuem concorrendo a bolsas de Iniciação Científica - CNPq, FAPERGS e EPEC (bolsa própria da FURG) -, integrando os alunos de graduação aos projetos de pesquisa. Os professores do Programa possuem vários bolsistas de IC sob a sua supervisão, sendo que os docentes da pós-graduação, por sua produção diferenciada, são quem, em geral, acabam contemplados com as cotas de bolsas;
. incentivo aos docentes a participarem ativamente de associações nacionais e internacionais como ANPOLL, ABRALIN, ALAB, ALED, SIGET, GEL, AILP, ABRALIC, ABRAPLIP, AIL, BRASA etc.;
. acompanhamento dos orientandos em termos de saúde mental para evitar evasão, em especial depois da pandemia de Covid-19 e das enchentes de 2024, no Rio Grande do Sul, sendo que Rio Grande foi um dos municípios mais atingidos;
. promoção de eventos com os egressos que atuam em outras instituições universitárias e na rede escolar, aumentando a interação entre os titulados e o Programa, ao menos nos cinco anos posteriores à sua defesa;
. investimento em produtos tecnológicos, como eventos gravados, podcasts, programas de vídeo e produção acadêmica publicada em formato eletrônico, disponibilizando-os no site do PPGL (aba E-books: https://ppgletras.furg.br/e-books) e em seu canal do YouTube (https://www.youtube.com/@PPGLFURG), a fim de aumentar a exposição do Programa junto à comunidade externa;
. revitalização dos Cadernos Literários, revista do PPGL da FURG, a fim de recuperar a edição de 2024, que está atrasada;
. incentivo aos alunos para que participem das chamadas de Bolsa Sanduíche da CAPES e de programas de mobilidade acadêmica, para aqueles alunos que queiram se deslocar dentro do Brasil ou para o estrangeiro, por pouco tempo, para fazer pesquisas e visitas técnicas em bibliotecas, fundações, acervos e instituições;
. promoção de visibilidade, junto ao público em geral, das linhas de pesquisa mediante eventos e publicações intelectuais eletrônicas, como o projeto de Dicionário Eletrônico da Imprensa Literária em Língua Portuguesa, que teve o apoio do Edital Universal para sua consecução, e que neste quadriênio passado foi plenamente implementado (https://ppgletras.furg.br/dicionario);
. diversificação do corpo docente externo que participa das bancas de defesa final de Mestrado e de Doutorado, e dos exames de qualificação de Doutorado. Ainda que a coordenação e os docentes entendam que a participação presencial do arguidor externo de diferentes IES é muito importante, houve o incremento da participação de diferentes professores externos via ConferênciaWeb ou GoogleMeet, o que se tem mostrado satisfatório, uma vez que os equipamentos disponibilizados pelo ILA e pela Secretaria de Educação a Distância (SEaD) têm funcionado de modo adequado. O participação on-line dos arguidores garante o convite a diferentes professores, mesmo de instituições localizadas em cidades distantes do Rio Grande do Sul, pelo fato de não ser necessário dispender custos com transporte e hospedagem.
AUTOAVALIAÇÃO
A Comissão de Autoavaliação, formada em 2023, recebeu da coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras da FURG, no ano de 2024, novas diretrizes da CAPES para seu funcionamento. Iniciativas de autoavaliação ocorrem no PPGL desde 2019, tendo-se refletido no Relatório da Avaliação 2017-2020. Não obstante, sua composição e funcionamento eram, de um lado, mais restritos (não envolvia segmentos que não o docente) e, de outro, dispersos, porque envolviam todos os docentes, e apenas eles, não contando com um conjunto específico de procedimentos nem um grupo focado especificamente em autoavaliação.
A autoavaliação do PPGL da FURG consiste em uma autoanálise feita pela comunidade, a partir da sistematização de dados definidos pela coordenação. O coordenador e o coordenador adjunto não fazem parte da comissão, seguindo as normas da CAPES, mas fornecem todas as informações necessárias ao funcionamento desta.
Para o quadriênio 2025-2028, a Comissão de Autoavaliação do PPGL está assim constituída:
Representante docente: Kelli Machado da Rosa
Representante discente: João Vitor Xavier de Lima
Representante dos egressos: Caren Adriane Brandão Leon
Representante da comunidade externa: Daniel Baz dos Santos
Representante dos técnicos: Isabel Mendes Faria
Representante da PROPESP: Adriana Moreira Silveira
A comissão, por meio de reuniões bimestrais, terá por objetivo avaliar as seguintes ações, tendo em vista a missão e o planejamento estratégico do Programa, e as metas e os objetivos de curto, médio e longo prazos:
Metas de curto prazo:
- alteração das linhas de pesquisa da área de concentração em História da Literatura em função dos constantes comentários dos avaliadores da CAPES, nas últimas avaliações;
- consolidação da área de concentração em Estudos da Linguagem, implementada em 2018, e estando já em pleno funcionamento, inclusive com várias defesas e a segunda turma de Doutorado em 2024;
- estímulo aos docentes a manterem atualizados seus projetos de pesquisa, sobretudo no aspecto referente ao tempo de duração, procurando evitar que ultrapassem o período de cinco anos;
- busca contínua de maior diversificação do corpo docente externo que participa das bancas de qualificação e defesa de Mestrado e de Doutorado. Ainda que a coordenação e os docentes entendam que a participação presencial do arguidor externo de diferentes IES é muito importante, houve um incremento da participação de diferentes professores externos via webconferência, a partir da pandemia, o que se tem mostrado satisfatório e possibilita chamar professores de diferentes instituições, mesmo as mais longínquas do Rio Grande do Sul;
- organização de pelo menos um evento por ano no âmbito do Programa, dialogando com as suas linhas de pesquisa e com as áreas de concentração, em conjunto ou em separado;
- melhoria do tempo médio das defesas de dissertações e teses, procurando atender o prazo sugerido pela CAPES, respectivamente, 24 e 48 meses;
- desenvolvimento de um acompanhamento mais efetivo dos egressos, obtendo o registro de seus destinos (por no mínimo 5 anos após sua titulação);
Metas de médio prazo:
- manutenção do edital permanente de credenciamento de professores internos e/ou externos à FURG, em ambas as áreas de concentração, buscando acolher aqueles que, seja na condição de permanente ou colaborador, contribuam para consolidar e ampliar as pesquisas e as atividades de docência e/ou orientação;
- melhoria da distribuição de orientação entre os docentes, evitando que alguns tenham excesso de orientações e outros poucos orientandos. Neste sentido, cabe mencionar que o edital de seleção de alunos regulares indica o limite de vagas que cada orientador tem disponível para a seleção;
- incentivo para que alunos e professores participem de eventos nacionais e internacionais, auxiliando-os financeiramente, considerando-se as possibilidades permitidas pelo orçamento recebido pelo PROAP;
- estímulo de ações interinstitucionais com instituições estrangeiras, incrementando-se o relacionamento entre os professores das instituições e se estabelecendo parcerias de pesquisa, de docência e de publicação, bem como participação em eventos acadêmicos;
- ampliação, dentro dos limites viabilizados pelo número de bolsas de estudo, a inserção de orientandos estrangeiros selecionados a partir de editais lançados por convênios internacionais como OEA e PROAfri;
- incremento das iniciativas de intercâmbios e convênios com entidades nacionais e estrangeiras;
- manutenção e ampliação das atividades vinculadas e relacionadas à educação básica, promovendo a atualização e a formação dos professores que atuam nos Ensinos Fundamental e Médio, efetivando assim a integração entre o PPGL e a rede de ensino básico.
Metas de longo prazo:
- estímulo dos doutorandos a participar de novas edições do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE), da CAPES, qualificando ainda mais as teses escritas e defendidas;
- incentivo aos docentes, a par de publicarem sobretudo em revistas de Qualis A1, A2, A3, A4, B1 e B2, a escreverem e/ou organizarem livros, redigirem capítulos de livros, publicarem em anais de eventos, evitando a dispersão de textos em periódicos ou volumes de pouco impacto na área;
- incentivo aos docentes e discentes, bem como os egressos, a publicarem em coautoria;
- incentivo aos discentes a realizarem publicações preferencialmente em periódicos com Qualis A e B, bem como em anais de eventos nacionais e internacionais;
- melhoria do fluxo de publicação da revista do Programa, o periódico Cadernos Literários;
- revisão e catalogação dos volumosos acervos bibliográficos dos Núcleos de Pesquisas Literárias e de Estudos Canadenses, a fim de atualizar o número de volumes presentes em cada uma das bibliotecas, facilitando e universalizando-lhes a consulta.
Tendo em vista esses questionamentos, pode-se delinear que o projeto de autoavaliação do Programa tem os seguintes objetivos:
. acompanhar a atuação do PPGL, monitorando a qualidade da formação, da produção de conhecimento e seu impacto social;
. obter informações que conformem o planejamento estratégico e a tomada de decisões do Programa;
. identificar os pontos fortes e as fragilidades do Programa e propor medidas voltadas para garantir o bom desenvolvimento de suas ações.
-
03/04/202110h03Notícia
-
22/03/202109h28Notícia
-
04/12/202010h33Notícia
-
01/11/201809h57Notícia
Contact
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
INSTITUTO DE LETRAS E ARTES
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS
Av. Itália, km 8 - Bairro Carreiros - Rio Grande – RS - CEP 96.203-900
Fone (53) 3233-6614 - https://ppgletras.furg.br - e-mail: ppgletras@furg.br -
24/07/201812h29Notícia
Academic Cycle
ACADEMIC CYCLE
The Graduate Program in Letters presents a semester-based academic cycle: 4 semesters for Master's Course and 8 semesters for Doctorate. Therefore, enrollment in subjects is carried out every six months. Students enroll in Mandatory and Elective subjects.
MASTER'S DEGREE COURSE
In the Master's Degree, a minimum of 24 (twenty-four) credits in subjects is fulfilled in the Concentration Area of History of Literature with 9 (nine) mandatory credits and 15 (fifteen) credits in elective subjects.
In the Concentration Area of Language Studies there are 6 (six) mandatory credits and a minimum of 18 (eighteen) credits in elective subjects.
In addition, if there is interest, the master's students can enroll in other elective subjects, fulfilling several credits in addition to the minimum required by law. In this sense, the tendency to fulfill a number of credits higher than the minimum has been registered, which is attributed to: (a) the relevance of the subjects and themes covered by them, (b) the search, by the students, for solid and in-depth training, aiming at a demanding and competitive job market.
DOCTORATE
In the Doctorate in the Concentration Area of History of Literature, student need to complete 36 (thirty-six) credits in disciplines, which should be taken over the first three semesters. Student may apply for taking Master's credits, within a limit of 24 (twenty -four), and the request must be examined by the Program for the purpose of verifying the compatibility between disciplines. In all cases, students will need to take the mandatory courses Research Seminar in Language Studies; Guided Readings in Language Studies; Acquisition, Learning and Language Teaching; and Language, Discourse and Teaching. Having fulfilled the credits in disciplines, the candidate must submit the Thesis in preparation for the 'Qualification Exam' up to a maximum of 30 months from the admission into the Program.
In the Doctorate in the Concentration Area of Language Studies, students need to complete 36 (thirty-six) credits in disciplines, which should be taken over the first three semesters. Student may apply for taking Master's credits, within a limit of 24 (twenty -four), and the request must be examined by the Program for the purpose of verifying the compatibility between disciplines. In all cases, students will need to take the mandatory courses Research Seminar in Language Studies; Guided Readings in Language Studies; Acquisition, Learning and Language Teaching; and Language, Discourse and Teaching. Having fulfilled the credits in disciplines, the candidate must submit the Thesis in preparation for the 'Qualification Exam' up to a maximum of 30 months from the admission into the Program.
-
03/10/201713h29Notícia
Infrastructure
Laboratórios
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.
Biblioteca
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.
-
03/10/201713h28Notícia
Professors
FACULTY
Master’s and Doctorate Program
History of Literature and Language Studies
Concentration Area: History of Literature
Permanent Professors (Master and Ph.D. Advisors)
Aimée Teresa González Bolaños
E-mail: aimee@vetorial.netCurrículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7937364691283420
Antônio Carlos Mousquer
E-mail: mousquer@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0826526460177224
Artur Emílio Alarcon Vaz
E-mail: arturvaz@furg.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9957483248768604
Cláudia Mentz Martins
E-mail: cmentzm@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1425316508790186
Francisco das Neves Alves
E-mail: fnah@vetorial.net
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5044950592575587
José Luís Giovanoni FornosE-mail: jlgf@vetorial.net
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4997309024681765
Kelley Baptista Duarte
E-mail: kelleyduarte@yahoo.com.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8909021523703597
Luciana Paiva Coronel
E-mail: lu.paiva.coronel@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7954506203630545
Luiz Henrique Torres
E-mail: lhtorres@furg.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5900254976298411
Mairim Linck Piva
E-mail: mairimpiva@furg.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0769534518604079
Mauro Nicola Póvoas
E-mail: mauropovoas@furg.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2452800676067368
Raquel Rolando Souza
E-mail: raquelrolando2@hotmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3180901337152751
Rubelise da CunhaE-mail: rubelisecunha@furg.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0817496696307608
Sylvie Dion
E-mail: sylviedion@mikrus.com.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9347481800238496
Valter Henrique de Castro Fritsch
E-mail: valter.fritsch@yahoo.com.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9317984206865260
Collaborating Professors
Eliane Terezinha do Amaral Campello
E-mail: elianecampello@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3821970797621831
Nubia Tourrucôo Jacques Hanciau
E-mail: nubiajh@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0395626004165160
Visiting Professors:
Francisco Manuel Antunes Soares
E-mail: samfdv6@ymail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1985490987306681
Rosane Maria Cardoso
Correo electrónico: rosanecardoso@furg.br
Currículum (Plataforma Lattes): http://lattes.cnpq.br/2580718280810312
Concentration Area: Language Studies
Permanent Professors (Master and Ph.D. Advisors)
Adail Ubirajara Sobral
E-mail: adail.sobral@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0397923948069690
Camila Lawson Scheifer
E-mail: lawson.camila@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2951962385166339
Dulce Cassol Tagliani
E-mail: dulcetagliani@furg.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9901364616148000
Eliana da Silva Tavares
E-mail: elianafurg@yahoo.com.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2507753482731390
Jean Carlos Gonçalves
E-mail: jeancarllosgoncalves@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8274122800491884
Kelli da Rosa Ribeiro
E-mail: klro.rib@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0690535305313427
Letícia Cao Ponso
E-mail: lecapon@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3283021449206435
Luciana Pilatti Telles
E-mail: lupilatti@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6384814626794738
Luciene Bassols Brisolara
E-mail: lucienebrisolara@furg.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2862266506544363
Ricardo Mendonça Petracca
E-mail: ricardo.petracca@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5567366171687453
Rosely Diniz da Silva Machado
E-mail: roselymachado11@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8929671564435502
Sabatha Catoia Dias
E-mail: sabathacatoia@furg.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3389450097514723
Valter Henrique de Castro Fritsch
E-mail: valter.fritsch@yahoo.com.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9317984206865260
Visiting Professors:
Aracy Graça Ernst
E-mail: aracyep@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0111697525286894
-
03/10/201713h26Notícia
Curricular Structure
Subjects of the Master's Degree in History of Literature
Mandatory Subjects
- Theory of History of Literature
- Theory of History
- Research Seminar
Elective Subjects
- History of the Press
- Reception aesthetics
- History of Art
- History of Reading
- History of Brazilian Literature
- Literature Written by Women
- Literature from Rio Grande do Sul
- Literature and History
- Theory of Literature
- Theory of Genres
- Comparative Literature
- Advanced Topics in Brazilian Literature
- Advanced Topics in Comparative Literature
- Advanced Topics in History of Literature
Subjects of the Master's Degree in Language Studies
Mandatory Subjects
- Epistemological Bases of Linguistics
- Dissertation Seminar
Elective Subjects
- Language Acquisition and Learning Studies
- Discursive Genres and Language Teaching
- Culture and Identity in Language Teaching
- Methodological Training of the Language Teacher
- Research in Applied Linguistics: Theory and Practice
- Reading, Literary Literacy and Pedagogical Mediation
- Teaching and Learning of Foreign Language and Literature
- Literacy Studies
- Digital Literacy
- Structural Aspects of Portuguese
- Linguistic Variation and Teaching
- Discourse Analysis Studies
- Discourse Analysis and Teaching
- Enunciative Studies of Language
- Enunciation and Teaching
Subjects of the Doctorate in the Area of History of Literature
Mandatory Subjects
- Theory of History of Literature
- Theory of History
Elective Subjects
- History of the Brazilian Narrative
- History of Brazilian Poetry
- History of Brazilian Dramaturgy
- Themes of History of Western Literature
- History of Portuguese Literature
- History of African Literatures Written in Portuguese
- Women Authorship Literature
- Themes of the History of Literature of Rio Grande do Sul
- Literature and Americanity
- Literature and Orality
- Autobiographical Literature, Stories, Memories and Times
- Literature, Primary Sources and Periodicals
- Guided Readings
Subjects of the Doctorate in the Area of Language Studies
Subjects of the Doctorate in the Area of Language Studies
Mandatory Subjects
- Research Seminar in Language Studies
- Guided Readings in Language Studies
- Language Acquisition, Learning and Teaching
- Language, Discourse and Teaching
- Elective Subjects
- Applied Linguistics and Transdisciplinarity
- Research in Applied Linguistics
- Themes in Phonetics, Phonology and Variation
- Themes in Teaching and Learning of Additional Languages
- Themes in Signification Studies
- Themes in Dialogical Discourse Theory and Analysis
-
03/10/201713h26Notícia
Research
English Title Content
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.
English Title Content
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.
English Title Content
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.
-
03/10/201713h25Notícia
Introduction
PROGRAM OVERVIEW - GOALS AND HISTORY
The Graduate Program in Letters at the Federal University of Rio Grande has as general goals:
- Training researchers-teachers and promote the production of knowledge in the areas of History of Literature (the only course in the field offered in the Southern Region of Brazil) and Language Studies.
- Providing teachers in the Letters field and other professionals who work with literature, language and related areas, a theoretical and applied research and study program, aiming at better qualification and integration with professionals in the area.
CURRENT COORDINATORS
Coordinator: Adail Ubirajara Sobral, Ph.D.
Vice Coordinator: Mauro Nicola Póvoas, Ph.D.
ADVISORY BOARD
Mauro Nicola Póvoas, Ph.D.
Sylvie Dion, Ph.D.
Rosely Diniz da Silva Machado, Ph.D.
Rubelise Cunha, Ph.D.
Valter Henrique de Castro Fritsch, Ph.D.
SCHOLARSHIP COMMITTEE
Coordinator : Adail Ubirajara Sobral Ph.D.
Vice coordinator: Mauro Nicola Póvoas Ph.D.
Professors Representative: Luciene Bassols Brisolara Ph. D.
Students Representative: Lisiane Andriolli Danieli
HISTORY
The Graduate Program in Letters, Master in the Area of History of Literature, had its implementation approved by Capes in the second semester of 2001, coming into effective operation from 2002. With the consolidation of the Master Course, which was graded 4 by CAPES, it was approved in 2011 and implemented in 2012 the Doctorate in the Area of History of Literature. The performance and importance of the course in the region was consolidated, receiving evaluations with commendable references from CAPES as to its structure, functioning and regional and national impact, as it is the only Program with a specific Area of Concentration in History of Literature in the Southern Region and it has social impact on the school system and on projects with the local community, such as the literary and press collections projects developed at Biblioteca Riograndense (a public library).
The area of concentration in Language Studies of the Graduate Program in Letters at the Federal University of Rio Grande (FURG) began in 2018, with the opening of the Master's course. The Master's course in Language Studies at FURG was created with a different profile from other courses in the region, since it presents in its original proposal a research link that seeks to focus on education. The proposal for the new concentration area brings together research lines and research groups interested in reflecting on the linguistic phenomena at their different levels of analysis, the relationship between language and the production of meaning, as well as the processes of acquisition, learning and teaching of languages.
Starting in 2021, after the consolidation of the Master’s course in Language Studies, the Graduate Program in Letters of Federal University of Rio Grande (FURG) offers also a Doctorate in Language Studies, with the first admission in 2022.