AUTORES (escritores, editores, redatores)
- a. Data e local de nascimento e morte. Opção: referência sumária aos países ou cidades onde viveu. Por exemplo: Rio de Janeiro, 1822 – Lisboa, 1859; ou Rio de Janeiro, 1822 – Lisboa, 1859.
- b. Resumo biobibliográfico, levando em conta os seguintes aspectos:
- ○ profissões e cargos;
-
○ início da vida jornalística e literária;
-
○ pequeno comentário analítico sobre a obra literária e jornalística praticada na imprensa periódica pelo autor, destacando os gêneros por ele praticados;
-
○ livros publicados: datas, locais de publicação e editoras, incluindo caraterização das editoras – se de literatura, ou genéricas; se ligadas a grupos definidos, como, por exemplo, Escola de Coimbra; Romantismo; periódico socialista, republicano, monárquico etc.;○ se houver, comentar sobre a sua relação com outros países de língua portuguesa, incluindo eventuais publicações nestes países;○ sendo o caso, artigos famosos e alcance geográfico dessa fama.
Solicita-se, ao colaborador, que procure mostrar, quando possível, nos verbetes, a interlocução entre Brasil, Portugal, Angola e outros territórios em que a língua portuguesa era falada, apontando as relações transatlânticas que podem ser observadas em determinado periódico ou na vida/obra de um autor, por meio da abordagem de anúncios, correspondências, traduções, relatos de viagens, biografias, crônicas, textos literários.
Nos verbetes, indicar links (aproveitando o formato de dicionário eletrônico) com outros verbetes do próprio dicionários ou com outras páginas externas. Por exemplo, em um hipotético verbete sobre a relação de Machado de Assis com os jornais, fazer com que haja um hiperlink para verbetes explicativos sobre os principais títulos para os quais ele tenha colaborado.
O autor pode selecionar uma imagem para inserção no verbete: uma foto ou um retrato do autor em tela, a capa de um livro, uma página do periódico estudado etc.