ORIENTAÇÕES GERAIS
- 1. O Dicionário aceita contribuições de verbetes escritos por professores e pesquisadores filiados a instituições brasileiras ou estrangeiras. Caso haja interesse em participar, basta utilizar o link "Contato", no cabeçalho da página.
- 2. Os verbetes podem ser escritos nas variantes brasileira ou europeia da língua portuguesa. Pode acompanhar o verbete uma foto do autor ou uma ilustração do periódico abordado.
- 3. Estima-se que cada verbete tenha entre 500 a 750 palavras, aproximadamente, sem contar as referências, procurando estruturar o texto em poucos parágrafos. Os verbetes que abordem os “temas transversais” poderão ser expandidos, apresentando um tamanho maior, até 1.500 palavras.
- 4. Para a bibliografia, usar preferencialmente as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Para as referências, usar, depois da citação, o esquema (Autor, data, p.). No momento da publicação, é feita uma revisão técnica, por parte da equipe do Dicionário, dessas questões.
- 5. Ao final, fazer constar, obrigatoriamente, uma divisão “Para saber mais”, em que se recomendam de 5 a 10 referências bibliográficas. Sempre que possível, colocar também uma outra divisão, "Sobre o autor" ou "Sobre o periódico", em que constem links que remetam a teses, trabalhos acadêmicos (artigos, teses, dissertações, anais), páginas eletrônicas de bibliotecas e institutos, onde hajam informações, material digitalizado, fotos etc.
- 6. Evitar excesso de citações, usando-as somente quando estritamente necessário, a fim de registrar informações importantes, como, por exemplo, um trecho do programa do periódico, trecho de um editorial ou de texto/poema expressivo.
- 7. Nas eventuais citações, atualizar a grafia da língua portuguesa.
- 8. Atualizar nomes próprios de autores, de obras e periódicos.
- 9. Os títulos de livros e periódicos devem vir em itálico. Nos primeiros, apenas a primeira palavra com inicial maiúscula; nos segundos, todas as palavras com inicial maiúscula. Por exemplo: Memórias de um sargento de milícias, Correio do Povo. Títulos de artigos, poemas e contos devem vir entre aspas. Por exemplo: “Canção do exílio”, “A cartomante”.
- 10. Os textos devem ser escritos no programa Word, seguindo uma formatação básica: Times New Roman 12, espaço entrelinhas 1,5 e alinhamento justificado.
- 11. Procure no ícone ao lado as orientações específicas para escrever verbetes sobre autores, periódicos ou temas.